Whatsapp

A Roma Antiga pela linguagem cotidiana

Estratégias de ensino-aprendizagem

PUBLICIDADE

Traga para dentro sala algumas expressões que aproximem o aluno do legado dos povos antigos.


Quando os conteúdos de História Antiga são ensinados em sala de aula, vemos que muitos alunos reclamam sobre a funcionalidade e o interesse que culturas tão distantes poderiam despertar no mundo contemporâneo. Caso o professor não gaste tempo debatendo esta impressão, acaba se perpetuando o mito de que a Antiguidade é uma parte do conteúdo que só serve para complementar os conteúdos estabelecidos pela escola e pelo livro didático.

Para que esse tipo de impressão seja superada, recomendamos que o professor assinale a relevância da Antiguidade por meio de interessantes e simples elementos que estão presentes em nosso dia a dia. Como sugestão, apontamos que o mesmo empreenda uma pesquisa em dicionários de etimologia. Por meio desse material, ele deve montar uma lista com expressões e termos de origem romana que são costumeiramente integrados à rotina dos alunos.

Como sugestão, podemos recomendar o uso de termos como “senado”, “direito”, “salário”, “lei”, “república”, “município” e “lar”. Repassando essa lista para os alunos, peça para que cada um deles responda a origem de cada um dos termos requeridos para a pesquisa. Evitando a frustração de alguns na execução da atividade, levante e indique os lugares onde a turma poderá acessar uma bibliografia capaz de solucionar os itens da atividade solicitada.

Após a conclusão do trabalho, o professor pode demonstrar como a sociedade atual está visivelmente impregnada dos valores e conceitos surgidos há vários séculos. Com essa primeira aproximação, o professor pode dar sequência ao conteúdo reportando-se às origens da civilização romana e, quando achar necessário, circunscrever as situações históricas que permitiram a concepção dos conceitos que foram trabalhados na pesquisa feita anteriormente.


Por Rainer Sousa
Graduado em História
Equipe Brasil Escola


História - Estratégias de Ensino - Educador - Brasil Escola

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Artigos Relacionados
Clique neste link do Canal do Educador do Brasil Escola e tenha acesso a uma sugestão de aula sobre a história do Império Romano. Nessa sugestão de aula utilizamos o exemplo da banda canadense Ex Deo e explicamos como os clipes e letras dessa banda podem ser utilizados para explorar eventos da história romana.
  • Facebook Brasil Escola
  • Instagram Brasil Escola
  • Twitter Brasil Escola
  • Youtube Brasil Escola
  • RSS Brasil Escola