PUBLICIDADE
Seria possível aquecer água dentro de um balão de borracha? Acompanhe a presente prática e veja como realizar esta façanha.
Atenção professor! Através desta metodologia é possível visualizar como a água absorve calor e aprender um pouco mais sobre ela e suas propriedades. O experimento abaixo diz respeito à capacidade calorífica da água.
Material
• balão de borracha (usado em festas)
• água
• fonte de aquecimento (vela, bico de bunsen, fósforo, etc)
Procedimentos
- Coloque uma pequena porção de água dentro do balão, em seguida infle o balão, amarrando a saída de ar;
- Coloque a vela acesa (ou fósforo) aquecendo o fundo do balão (parte que contém água) por cerca de 1 minuto;
Observando o resultado, responda o seguinte: se o balão estivesse cheio apenas com ar, o que aconteceria? O balão iria estourar quando fosse aquecido.
A água presente no fundo absorve todo o calor fornecido ao sistema. A presença do líquido, com a propriedade de alta capacidade calorífica, no interior do balão, não permite qua a borracha amoleça e o balão estoure. Isso significa que a água absorve a maior parte do calor fornecido pela chama, não deixando que a temperatura da borracha aumente muito.
A água possui calor específico igual a 4,184 J/ K . g, o que significa que são necessários 4,184 joules de energia calorífica para elevar em 1 ºC a temperatura de 1,0 g de água. A capacidade calorífica é dada pelo produto entre a massa do corpo e o calor específico conhecido (C = m . c), o que mostra que quanto maior a massa, maior será a capacidade calorífica. Isso é verificado também nesse experimento, se colocarmos pouca água dentro do balão, logo ele estourará. Por outro lado, se colocarmos uma maior quantidade de água, ela irá absorver quase que totalmente o calor da chama e sua temperatura irá aumentar. Ao atingir temperaturas elevadas o balão poderá estourar.
Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola