PUBLICIDADE
Como se formam as ligações químicas? O que é preciso ocorrer na molécula de um composto para ele se ligar a outro? Essas são perguntas comuns entre alunos, mas sempre que o professor transfere conhecimento só no papel, de forma abstrata e imaginária, as explicações mais simples parecem gerar mais dúvidas.
É preciso trazer o conhecimento para a realidade, fazer com que a matéria se apresente de forma concreta e que o aluno veja o que ocorre ao vivo e a cores.
Para realizar um procedimento que coloque em evidência a formação de ligações químicas, é preciso:
Água;
Barra de ferro;
Barra de sabão;
Vidro.
- Coloque água em um recipiente transparente.
- Adicione a barra de ferro.
- Acrescente o vidro.
- Em seguida, adicione a barra de sabão e espere o resultado, o que ocorre?
A água dissolve o sabão, mas não dissolve o ferro nem o vidro, por quê? Para que um composto seja dissolvido, as partículas que o compõe devem ser quebradas.
Todos os compostos (sólidos ou líquidos) existem em razão das ligações químicas entre átomos. Dizemos então que as ligações correspondem às moléculas, e para que saiam de seu estado de acomodação (se quebrem), é preciso que uma força de atração atue sobre elas.
Baseando-se na regra: “Semelhante dissolve semelhante”, sabemos que a água só dissolve (quebra) moléculas que se sintam atraídas por suas respectivas moléculas de H2O, sendo assim, vemos através do experimento que apenas o sabão apresenta essa característica.
O aluno vai perceber, através deste experimento, que o vidro e o ferro são sólidos os quais não permitem que a água penetre em suas ligações moleculares para quebrá-las, ou seja, a água não se sente atraída por esses compostos.
Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola