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O que fazer com aqueles alunos que não conseguiram atingir a média mínima em Português? Normalmente, é solicitado aos que ficaram em recuperação trabalhos extensos escritos à mão. Isso gera desgaste no aluno que tende a copiar da internet ou do livro e não aprende nada com isso, ou seja, não recupera nota, e o pior, continua sem adquirir conhecimento. E é o professor quem acaba levando aquele montante de cópias para casa!
Que tal solicitar a confecção de um jornal? Reúna os alunos em recuperação e oriente-os sobre a linguagem jornalística. Converse a respeito da diferença dos jornais escritos e dos televisionados. Leia textos com os alunos a respeito dos significados de editorial, notícia, manchete, etc. O jornal será focado no ambiente escolar, no entanto, poderá haver uma seção sobre as notícias da cidade e também do bairro. Divida as seções do jornal por duplas, de acordo com as aptidões de cada um e de forma que os estudantes que morarem mais perto ou forem amigos fiquem juntos, pois um encontro para discutir sobre o assunto ficará mais fácil. Contudo, apenas um aluno pode ter a responsabilidade de ficar com uma coluna. O periódico terá página da cidade, do bairro, das comemorações na escola, homenagens aos professores, lista de aniversariantes, notícias de última hora, esportes, etc. Se alguém tiver dom para desenhar, ficará com a parte de ilustração do jornal.
O trabalho poderá ser avaliado individualmente, em duplas e no geral.
Com certeza será bem mais enriquecedor para o professor, escola e para os alunos, principalmente, esse tipo de trabalho, o qual ainda poderá continuar a ser veiculado na escola. No entanto, se esta última já tiver jornal, a professora pode propor um teatro, a confecção de uma música, claro, sempre trabalhando a teoria, a linguagem da arte escolhida.
Por Sabrina Vilarinho
Graduada em Letras
Equipe Brasil Escola