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Analisando a Agenda 21

Estratégias de ensino-aprendizagem

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Promover a participação de crianças e jovens em prol
do desenvolvimento sustentável é uma boa justificativa
para se trabalhar a Agenda 21 nas escolas.

Lançada na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento Humano (ECO-92), a Agenda 21 foi criada com o objetivo de reunir o poder público, empresas e sociedade civil a fim de planejar políticas públicas voltadas para o desenvolvimento sustentável. Como uma forma de tornar este objetivo mais palpável, a própria Agenda 21 propôs a criação de Agendas 21 nacionais, e também locais.

As dimensões sociais e econômicas relacionadas ao meio ambiente, a conservação e gerenciamento dos recursos para o desenvolvimento, o fortalecimento do papel dos principais grupos sociais e os meios de implementação de tudo isso; são os temas abordados no decorrer dos 40 capítulos deste documento.

Infelizmente, nem todos os estados brasileiros possuem uma Agenda 21 local; e, mesmo onde ela está implementada, nem todas as pessoas sabem disso e tampouco têm consciência do que podem fazer em prol do meio ambiente. Assim, o professor pode ser uma peça fundamental neste sentido.

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Uma sugestão seria a própria criação de uma Agenda 21 escolar, após o estudo deste documento com toda a comunidade educativa. Assim, os envolvidos no processo terão melhores condições de assumir suas “agendas 21 pessoais”, começando a cuidar do planeta da maneira mais local possível; e também poderão participar, cobrar e, até mesmo, criar as Agendas 21 locais.

Em sites de busca, na internet, existe um grande número de sites que disponibilizam a Agenda 21 para download; e também um acervo muito rico de materiais e propostas específicas para se trabalhar. Neste link há uma apostila portuguesa que fornece sugestões para a implementação da Agenda 21 na escola.

Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia
Equipe Brasil Escola

Biologia - Estratégias de EnsinoEducador -Brasil Escola

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