Topo
pesquisar

Análise da invasão estadunidense no Iraque

Estratégias de ensino-aprendizagem

PUBLICIDADE


Soldados estadunidenses no Iraque

Em 2010, um dos acontecimentos de maior repercussão mundial foi a retirada das tropas estadunidenses do território iraquiano. Por abordar assuntos geopolíticos atuais, a disciplina de Geografia é propícia para o debate desse fato histórico, proporcionando análises críticas sobre o verdadeiro motivo que desencadeou a ocupação do Iraque.

Inicie a aula realizando alguns questionamentos: Por quantos anos o exército estadunidense ocupou o Iraque? O que motivou essa invasão? Os Estados Unidos conseguiram estabelecer a paz no Iraque? Em seguida, elucide todas as perguntas realizadas.

Destaque que o governo dos Estados Unidos alegou que o presidente do Iraque, Saddam Hussein, financiava grupos de terroristas islâmicos, estando diretamente ligado aos atentados às Torres Gêmeas, em setembro de 2001. Além disso, havia a convicção de que o Iraque possuía um grande arsenal de armas nucleares. Baseado nesses argumentos, o exército estadunidense, mesmo com a oposição da Organização das Nações Unidas (ONU), invadiu o Iraque no dia 19 de março de 2003.

Enfatize que Saddam Hussein foi capturado em menos de um mês após a ocupação no Iraque, no entanto, as armas nucleares nunca foram encontradas e ficou comprovado que o ditador iraquiano não tinha nenhum envolvimento com os atentados terroristas de 11 de setembro. Mesmo assim, a ocupação não teve fim e os estadunidenses passaram a explorar o petróleo daquele país.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Aproveite esse momento para questionar os reais motivos dessa invasão. Esclareça que o Iraque detém uma das maiores reservas de petróleo do planeta e que os Estados Unidos são extremamente dependentes desse recurso energético. Outro ponto relevante é que empresas estadunidenses foram contratadas para a reconstrução da infraestrutura iraquiana. Portanto, essa invasão teve como objetivo a exploração do petróleo iraquiano e a entrada de construtoras estadunidenses no Iraque.

Cite que, após sete anos de ocupação e um saldo de mais de 100 mil mortos, o exército dos Estados Unidos se retirou do Iraque. Contudo, 50 mil soldados permaneceram para proporcionar treinamento para o exército iraquiano. Para finalizar a aula, solicite a realização de uma redação contendo os motivos e as consequências desse fato. Para auxiliar na produção do trabalho, indique a leitura dos seguinte artigos: Guerra do Iraque e Retirada das Tropas Estadunidenses do Iraque.

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Geografia - Estratégias de Ensino - Educador - Brasil Escola

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola