Topo
pesquisar

Anúncios publicitários em sala de aula

Estratégias de Ensino

O trabalho com diferentes gêneros pode aguçar a capacidade interpretativa de nossos alunos. Entenda a importância da análise de anúncios publicitários em sala de aula.
PUBLICIDADE

Os gêneros discursivos fazem parte de nosso dia a dia, servindo para comunicar, divertir e informar. Entre os diversos gêneros textuais está o anúncio publicitário, linguagem utilizada na publicidade cuja principal intenção, fundamentada em uma argumentação icônico-linguística, é persuadir seu público-alvo: o leitor/possível consumidor.

Pensando nisso, professor, sugerimos que você leve para sala de aula alguns exemplos de anúncios publicitários para seus alunos. É importante que o aluno conheça as principais características desse gênero, que é tão rico e também passível de diversas interpretações. Ao analisar os anúncios publicitários, o aluno deverá fazer uma leitura crítica que seja capaz de ler nas entrelinhas os textos verbais e não verbais. Devem ser levados a identificar os diversos elementos que compõem um anúncio, tais como as imagens, as cores utilizadas, as letras, slogans e o texto verbal. Esse exercício certamente contribuirá em muito para o desenvolvimento da habilidade de interpretar um texto.

Alguns aspectos precisam ser abordados antes do início do trabalho com anúncios publicitários. Você deverá abordar as principais características do gênero, que são os recursos visuais, visto que a publicidade utiliza muito desse artifício, e os recursos linguísticos, como o uso de frases curtas e concisas, pois a publicidade preza pela rapidez na emissão da mensagem, afinal de contas, para o marketing, tempo é dinheiro. Observe também o predomínio dos verbos no modo imperativo, assim como construções sintáticas pouco usuais em outros gêneros, como a linguagem figurada por meio de metáforas, as gírias, regionalismos e neologismos.

Ao longo do trabalho, que deverá ser abordado de maneira contínua para que o conteúdo não fique fragmentado — e talvez por isso sejam necessárias mais de duas aulas —, a participação dos alunos será fundamental para a construção de um espaço dialógico que preze pela discussão do tema proposto. Sendo assim, caberá a você, professor, ouvir a turma e as diferentes respostas dos alunos, pedindo sempre que justifiquem sua análise. Nessa etapa, provavelmente você perceberá que a interpretação feita pelos alunos é permeada por sutilezas, já que cada um apresenta uma diferente percepção sobre as peças publicitárias. Para finalizar, peça a turma que, dividida em grupos, faça a produção de um anúncio, levando em consideração os aspectos anteriormente estudados. Posteriormente, peça que cada grupo apresente seu trabalho e que ele seja também alvo da análise dos colegas. Sugerimos, então, alguns anúncios para facilitar o seu trabalho.

A discussão sobre o gênero anúncio publicitário pode desenvolver em muito a habilidade de interpretar diferentes tipos de texto
A discussão sobre o gênero anúncio publicitário pode desenvolver em muito a habilidade de interpretar diferentes tipos de texto


Por Luana Castro
Graduada em Letras

Os textos injuntivos auxiliam os alunos a realizarem atividades seguindo instruções e etapas
Estratégias de Ensino Textos injuntivos na sala de aula
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola