Topo
pesquisar

Aprendendo a utilizar os aparelhos elétricos

Estratégias de ensino-aprendizagem

PUBLICIDADE

O aprendizado sobre o uso correto dos aparelhos elétricos pode ser um ponto muito importante para uma aula de eletricidade, tendo em vista que o professor pode ensinar seus alunos a entender como utilizar corretamente os equipamentos elétricos bem como ligá-los de forma adequada, evitando que estraguem. Por exemplo, se um aparelho que funciona na tensão 220 V for ligado na tensão de 127 V ele não queimará, mas também não funcionará de forma correta. Caso ocorra o contrário, se o aparelho funciona a 127 V e for ligado numa tensão de 220 V, o aparelho elétrico queimará. Esse mesmo fato ocorre com as lâmpadas, por exemplo. Se a corrente estabelecida nela não for suficiente para aquecer o filamento de tungstênio, a lâmpada brilhará menos e a luz terá tom avermelhado.

Alguns conceitos são muito importantes para entender o funcionamento dos aparelhos eletrônicos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Tensão: simbolizada pela letra V que significa volt, ela especifica a capacidade de energia da rede na qual o aparelho será ligado.

Freqüência: representada pela letra f é a freqüência da oscilação da rede elétrica na qual o aparelho é ligado. A unidade de freqüência no Sistema Internacional de Unidades é o hertz (HZ).

Potência: significa o consumo de energia por unidade de tempo e o símbolo é o W que é a unidade de potência no Sistema Internacional de Unidade.

Com esses conceitos em mente e através da leitura correta dos mesmos fica possível ligar os aparelhos elétricos de forma que ele funcione adequadamente.

Por Marco Aurélio da Silva
Equipe Brasil Escola

Física - Estratégias de Ensino - Educador - Brasil Escola

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola