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Aprimorando a capacidade argumentativa

Estratégias de ensino-aprendizagem

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Revelar nossas opiniões – algo que nos diferencia entre os demais


A palavra, concebida como força de expressão, tem, entre outros fatores, o poder de transformação, fazendo com que nos tornemos seres autônomos, críticos e conscientes.
Ao expressarmos nossas opiniões acerca de um determinado fato, revelamos não ser alienados a um sistema que tende cada vez mais a nos compelir.

Tal particularidade, quando levada ao contexto educacional se torna bastante pertinente, partindo-se do princípio de que uma das funções do educador é estimular a tal competência no que se refere aos educandos, visando ao seu aprimoramento de maneira constante.

Entretanto, alguns entraves tendem a surgir em função “da falta de bagagem cultural” no momento de produzir uma dissertação, de participar de um debate, entre outros procedimentos. A problemática reside no fato do desestímulo, a começar pelo ambiente familiar. Não priorizam o hábito pela leitura, nem tão pouco se sentem motivados a ampliar sua visão de mundo a partir da troca de informações.

Sabe-se que o domínio por uma língua explorando as possibilidades orais e escritas é algo que requer um posicionamento definido. Entretanto, tais competências podem ser conquistadas paulatinamente, precisando, portanto, de dedicação e de auxílio.

Entre elas, destaca-se a importância de o educador apostar em metodologias eficazes, no intento de reforçar a capacidade argumentativa de seus educandos. Diante disso algumas dicas poderão ser valiosas. Como por exemplo:


* Sugerir que os mesmos analisem textos que enfatizam tal temática, como por exemplo, artigos de opinião, cartas argumentativas, cartas de leitores, editoriais, dentre outros gêneros.

* Realizado este procedimento, o educador poderá sugerir que os educandos se coloquem no lugar de emissores, revelando suas opiniões sobre o assunto ora enfatizado em um determinado texto, retratando as convergências e divergências, e, sobretudo, revelando o “porquê” de tal posicionamento.

* Em seguida, poderá haver a troca coletiva das produções, no objetivo de fazer com que o aluno defenda sua posição em relação ao assunto abordado.

* Posteriormente a isso, um debate poderá ser promovido com vistas a efetivar ainda mais os objetivos propostos.

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Por Vânia Duarte
Graduada em Letras
Equipe Brasil Escola

Português - Estratégias de Ensino - Educador - Brasil Escola

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