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Aprimorando a escrita sob o apoio dos recursos tecnológicos

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Investir em novas metodologias é um desafio de todo educador

A produção textual compõe o quadro de uma das disciplinas de suma importância no contexto escolar. Porém, ao mesmo tempo em que denota um caráter utilitário, torna-se também alvo de estigma por parte dos educandos.

O fato decorre da “insuficiência” de conhecimentos linguísticos, oriundos da escassez de leituras constantes, implicando, portanto, em uma “ausência” de criatividade e de argumentos.

Diante desse quadro que se torna cada vez mais agravante, é que surge a necessidade de o educador buscar alternativas que viabilizem sua prática pedagógica com vistas a desenvolver a aquisição da leitura e, consequentemente, o aprimoramento da escrita.

É fato que os estudantes se sentem motivados diante de novas metodologias, haja vista que o aprendizado “contemporâneo” só tem eficácia mediante uma contextualização frente à realidade que os cerca.

Almejando alcançar resultados positivos frente a tais metodologias, no que se refere à produção textual, torna-se plausível a proposta de o educador adotar hábitos inovadores em detrimento aos convencionais.

Figurando este quadro, encontram-se os recursos tecnológicos, em especial o Word, cuja funcionalidade pauta-se pela criação de textos.

Desta forma, o laboratório de informática será um ambiente propício para a concretização da proposta, onde os alunos terão a oportunidade de produzirem seus textos, já explorando os subsídios oferecidos pela própria ferramenta.

Ela proporcionará uma maior familiaridade com o texto, tornando-os capazes de desenvolver saberes suficientes para tornarem-se os próprios revisores, atendo-se aos aspectos discursivos de uma forma geral, como por exemplo, desvios na ortografia, concordância, coerência, entre outros.

Outro aspecto relevante é que dentre outros benefícios, há a possibilidade de fazer novas inserções, substituições, fazer uma releitura mais atenta, sem que para isto, precise usufruir da borracha diante de uma nova reescrita textual.

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Por Vânia Duarte
Graduada em Letras
Equipe Brasil Escola