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Arte e História através da Pop Art

Um dos movimentos expoentes da arte produzida no capitalismo depois da II Guerra Mundial, a Pop Art permite o estudo da história e da estética artística desse período.
Andy Warhol, um dos mais célebres artistas da Pop Art, utilizou como tema de suas obras várias personalidades, como Marilyn Monroe. *
Andy Warhol, um dos mais célebres artistas da Pop Art, utilizou como tema de suas obras várias personalidades, como Marilyn Monroe. *
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O movimento artístico conhecido como Pop Art foi uma das mais criativas expressões artísticas desenvolvidas depois da II Guerra Mundial. Utilizando como tema de seus trabalhos os variados tipos de mercadorias produzidos pela sociedade capitalista da esfera estadunidense, artistas como Andy Warhol, Roy Lichtenstein, Jasper Johns, dentre outros, expressaram com extrema ironia a percepção que tinham sobre a chamada sociedade do consumo. 

Tendo como matéria-prima de suas produções as celebridades de Hollywood, os seriados de TV, as histórias em quadrinhos ou sopas enlatadas, esses artistas desenvolveram um estilo de produção artística baseado no reprocessamento de imagens populares ligadas à publicidade e ao consumo, provocando e tentando romper radicalmente com as belas artes.

A presente proposta de aula pretende tratar do surgimento da chamada sociedade do consumo na História, através da análise das obras da Pop Art, possibilitando com isso um trabalho interdisciplinar com a disciplina de Artes. Dessa forma, a proposta consistiria de dois momentos de trabalho pedagógico, um sobre o conteúdo histórico do capitalismo da esfera estadunidense na segunda metade do século XX, e em outro momento, com a produção de pequenas obras pelos alunos, inspiradas nesse movimento artístico.

Escultura de Cereja, de Claes Oldenburg, em Minneapolis, Minnesota, EUA
Escultura de Cereja, de Claes Oldenburg, em Minneapolis, Minnesota, EUA**

Segundo Rainer Gonçalves, “ao envolver elementos gerados pela sociedade industrial, a ‘pop art’ realiza um duplo movimento capaz de nos revelar a riqueza de sua própria existência. Por um lado, ela expõe traços de uma sociedade marcada pela industrialização, pela repetição e a criação de ícones instantâneos. Por outro, questiona os limites do fazer artístico ao evitar um pensamento autonomista e abranger os fenômenos de seu tempo para então conceber suas criações próprias”.

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Desta maneira, no conteúdo de História, pode o professor apresentar as imagens produzidas por artistas como Andy Warhol, Roy Lichtenstein, Jasper Johns, Richard Hamilton, Robert Rauschenberg, Claes Oldenburg, Peter Blake, Gilbert & George, David Hockney etc., desconstruindo-as e apresentado seus elementos como ligados à produção industrial de mercadorias para o consumo em massa, bem como os relacionando à cultura dos centros urbanos, característica do crescimento capitalista verificado na Europa e nos EUA depois da II Guerra Mundial.

Montagem fotográfica segundo o estilo desenvolvido por David Hockney
Montagem fotográfica segundo o estilo desenvolvido por David Hockney

Em conjunto com a disciplina de artes, o objetivo é apresentar pormenorizadamente as técnicas de produção artísticas utilizadas, como os silkscreens feitos por Warhol ou as colagens de fotografias feitas por David Hockney, por exemplo. Para avaliar a aprendizagem do conteúdo feita pelos alunos, propõe-se que eles, em grupos, criem pequenas obras baseadas nas técnicas e temas da Pop Art a partir dos elementos conhecidos por eles na vida cotidiana. Além de colagens feitas com recortes de revistas e outros materiais, poderão também utilizar programas de computadores que permitem a edição de imagens, servindo o laboratório de informática da escola como mais um instrumento de aprendizagem.

* Créditos da imagem: Neftali e Shutterstock.com

** Créditos da imagem: spirit of america e Shutterstock.com


Por Tales Pinto
Graduado em História