PUBLICIDADE
SUGESTÃO DE AULA RELACIONADA À CONSTRUÇÃO DE UMA ÁRVORE GENEALÓGICA
Diante de variados conteúdos relativos à disciplina de genética, o professor poderá propor aos seus alunos a construção de uma árvore genealógica.
Alguns temas são mais fáceis de serem trabalhados, despertando maior interesse dos alunos, como, por exemplo, a capacidade de enrolar a língua. Contudo, outros podem ser mais dinâmicos, envolvendo um nível de detalhamento que requer dos alunos: pesquisa, organização, observação e análise durante a coleta de dados para a montagem de um heredograma.
Na explicação de aspectos como a conformação do lóbulo da orelha, o educador pode solicitar aos alunos, realização de um levantamento fotográfico no álbum de sua família, orientando a procura de imagens de no mínimo duas gerações de seus antecessores. Devendo as imagens evidenciar com clareza a região facial, priorizando a nitidez morfológica da orelha.
Em sala de aula, após a explicação sobre a transmissão das informações genéticas, o professor pedirá aos alunos a separação dos registros coletados (as fotografias) de acordo com a origem (paterna ou materna) e também por nível de parentesco.
É importante o esclarecimento das simbologias empregadas na notação das características genéticas, para que a compreensão expressa por um simples heredograma, transmita a real tipologia biológica.
1 - sexo masculino, 2 - sexo feminino, 3 - sexo não identificado, 4 - indivíduo afetado,
5 - número de filhos por sexo, 6- falecido, 7- mulher portadora de um caráter ligado ao cromossomo X,
8- aborto, 9- família, 10 – gêmeos bivitelinos, 11- gêmeos univitelinos e 12 - casamento consangüíneo.
Com essas informações, os alunos poderão se dedicar na elaboração de uma árvore genealógica, da seguinte forma:
■ – homem com orelha formando lóbulo
● - mulher com orelha formando lóbulo
□ – homem com lóbulo da orelha aderida a lateral do rosto.
○ - mulher com lóbulo da orelha aderida a lateral do rosto.
Esquema de um heredograma hipotético.
Por Krukemberghe Fonseca
Graduado em Biologia
Equipe Brasil Escola