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Olfato e paladar são órgãos dos sentidos que trabalham juntos, informando as características dos alimentos ao nosso cérebro. Quando sentimos o cheiro de algo que nos agrada, já imaginamos o sabor que aquilo tem. Às vezes, o que consideramos sabor em um alimento é, na verdade, seu o odor, percebido pelas células especializadas em identificar partículas de odor.
O que chamamos de sabor é, na verdade, uma combinação de odores e gostos percebidos pelo olfato e paladar. Conseguimos perceber o cheiro antes do sabor porque o nosso olfato é mais sensível que o nosso paladar, e as sensações olfativas são mandadas ao cérebro com maior rapidez, se comparadas às sensações gustativas. Por esse motivo, quando estamos resfriados ou gripados e não conseguimos sentir o cheiro das coisas, também não conseguimos sentir o sabor.
Com a atividade prática sugerida abaixo, o professor poderá trabalhar com os alunos em sala de aula esses dois sentidos.
Materiais necessários para a experiência:
→Gelatina pronta de vários sabores (se o professor preferir poderá trabalhar outros tipos de alimentos com os alunos);
→Colheres;
→Copos;
→Água para beber;
→Três vendas para tapar os olhos dos alunos.
Realizando a experiência:
→A turma ou o professor deverá escolher nove alunos, sendo que:
-Três alunos tentarão identificar os alimentos de olhos vendados;
-Três alunos colocarão os alimentos na boca dos colegas que estarão com olhos vendados;
-Três alunos anotarão os resultados de cada parte da experiência.
→Na primeira parte da experiência os alunos provadores deverão ficar com os olhos e nariz tampados, provar um pouco de gelatina e identificar seu sabor;
→Depois de provar a primeira gelatina, os alunos provadores deverão tomar um pouco de água, e as colheres deverão ser trocadas. O aluno responsável pelos resultados deverá anotar o que aconteceu;
→Após tomarem água, os alunos provadores, ainda com olhos e nariz tampados, deverão provar outro sabor de gelatina;
→Na segunda parte da experiência, a atividade é repetida, mas os alunos provadores devem estar com o nariz destampado.
→Todos os resultados devem ser anotados em uma tabela como esta:
Discussão:
Professor, repasse à turma os resultados obtidos e peça a eles que os compare para responder às questões propostas.
1- A sensibilidade dos alunos provadores foi igual para todos os sabores provados?
2- Em qual parte da experiência foi mais fácil a identificação dos sabores? Por quê?
Paula Louredo
Graduada em Biologia