Whatsapp

Atividade sobre qualidade de vida

Estratégias de ensino-aprendizagem

PUBLICIDADE


Apesar das mazelas, nosso pulso continua a pulsar.

Aliar música ao aprendizado sempre é uma boa escolha, já que torna o conteúdo mais interessante aos alunos. Desta forma, sugiro uma atividade que deverá ser desenvolvida com estudantes das últimas séries do Ensino Fundamental, utilizando a música “O pulso”, dos Titãs.

Primeiramente, pergunte aos seus alunos o que é doença, e anote no quadro os conceitos que forem dados. Depois, solicite que conceituem saúde. Faça o mesmo com as respostas recebidas.

Entregue a letra desta composição a todos, e peça para que destaquem os nomes de doenças que encontrarem. Depois, sugira que selecionem também, dentre as palavras contidas, aquelas que não se referem à doenças.

Coloque a música para que seus alunos ouçam e, caso saibam, cantem também.

Após este momento, comente com os educandos que esta música pode ser interpretada de várias formas, sendo que uma destas seria retratar o fato de que não só as doenças, mas também sentimentos negativos (rancor, estupidez, ciúmes hipocrisia e culpa, citadas na composição), comprometem a saúde. Além disso, pode ser argumentado, baseado na letra da música, que, apesar de todas essas mazelas, o “pulso ainda pulsa”, ou seja: ainda podemos seguir em frente, pois ainda estamos vivos (ou que, apesar de estarmos vivos, estamos sujeitos a diversas intempéries).

Discuta outras possíveis interpretações, e relacione estes dados com o que foi listado no quadro, anteriormente. Reflitam: será que saúde é somente a ausência de doenças? Será que as políticas públicas de saúde de nosso país são satisfatórias? Que fatores, além da ausência de doenças, garantiria a saúde das pessoas?

Por fim, escreva no quadro as doenças destacadas; e destine a cada aluno uma destas, para que pesquise e faça, na próxima aula, uma breve apresentação sobre ela. Esta pesquisa deve conter, de forma suscinta:

- O que é
- Causa da doença
- Sintomas
- Diagnóstico
- Tratamento


Curiosidade:

Dizem que esta música surgiu depois que Branco Mello (um dos vocalistas dos Titãs) sobreviveu a um aneurisma.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia
Equipe Brasil Escola

Biologia - Estratégias de Ensino - Educador - Brasil Escola