Whatsapp

Aula experimental: o comportamento dos gases

Estratégias de ensino-aprendizagem

PUBLICIDADE

No estudo da dilatação dos sólidos e líquidos não se faz referência sobre a influência da pressão sobre esse acontecimento. A justificativa para isso é que somente grandes variações de pressão podem influenciar de forma sensível as dimensões dos sólidos e líquidos. Dessa forma, a influência da pressão na dilatação dos sólidos e líquidos pode ser desprezada.

No entanto, quando analisamos o comportamento dos gases é de se verificar que a pressão provoca variação na temperatura e no volume do gás. Durante experimentos sobre o comportamento dos gases, os físicos descobriram a possibilidade de relacionar o comportamento de um gás através da sua temperatura, volume e pressão. Assim, conhecendo-se a massa do gás e estas outras grandezas podemos definir o estado do mesmo.

Utilizando um experimento bem simples e de fácil execução, podemos mostrar que quando aumentamos a temperatura de uma determinada massa de gás, o volume e a pressão também aumentam. Proceda da seguinte forma: pegue um recipiente de plástico com um litro de volume aproximadamente, e coloque em seu gargalo um balão ligeiramente inflado, dessa forma haverá uma determinada massa de gás dentro do mesmo. Feito isso mergulhe essa montagem em uma bacia contendo água quente (próxima do ponto de ebulição, ou seja, 100 °C). Observe que o balão aumentará de volume e consequentemente ocorrerá o mesmo com a pressão interna, ou seja, com o aumento da temperatura a pressão do gás também aumentará.

Mas o que acontecerá se agora colocarmos o mesmo arranjo experimental em uma bacia contendo água fria (mistura de água fria com gelo)? Observe o que ocorre, elabore hipóteses e faça comparações com o caso anterior.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Marco Aurélio da Silva
Equipe Brasil Escola

Física - Estratégias de Ensino - Educador - Brasil Escola

Artigos Relacionados
Ebulição da água: verificando o comportamento do vapor de água quando esta recebe energia térmica de uma fonte de calor intensa.
Veja aqui como trabalhar o conteúdo de acústica através dos sons produzidos por uma garrafa pet.
  • Facebook Brasil Escola
  • Instagram Brasil Escola
  • Twitter Brasil Escola
  • Youtube Brasil Escola
  • RSS Brasil Escola