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Aula Experimental: Dilatação dos Materiais

Estratégias de ensino-aprendizagem

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A maioria dos materiais existentes na natureza quando aquecidos se dilatam e se contraem quando são resfriados, no entanto, alguns materiais se dilatam mais do que outros. Por que isso acontece? Por que os materiais se contraem e se dilatam? Com aulas de exposição experimental o professor pode mesclar teoria com prática, fazendo com que os alunos compreendam melhor o assunto abordado, de forma que eles ainda vejam que, o que é trabalhado em sala de aula, trata-se de uma compreensão conceitual do que acontece no cotidiano.

Em um laboratório específico, o professor introduz a parte da teoria mostrando o que será feito e relacionando essa aula experimental com a vida cotidiana de cada um deles. Durante a introdução teórica é muito importante que o mestre busque fazer com que os seus alunos aprendam a ter senso investigativo, instigando-os a buscar possíveis respostas para um determinado acontecimento, como, por exemplo, o porquê que os corpos dilatam.

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Partindo para a parte experimental propriamente dita, os alunos auxiliados pelo professor, aquecem diferentes tipos de materiais como, por exemplo, o cobre e o alumínio. Após aquecer esses dois materiais os alunos realizam medidas e cálculos para descobrir o quanto o corpo se dilatou. Depois é necessário realizar o processo reverso, resfriar os mesmos e ver o que acontece. Realizadas todas as medidas e cálculos é momento das conclusões sobre o experimento.

Por Marco Aurélio da Silva
Equipe Brasil Escola

Física - Estratégias de Ensino - Educador - Brasil Escola

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