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No decorrer de aulas que envolvem a poluição da atmosfera, o professor de Geografia deve direcionar uma atenção maior para o efeito estufa. O primeiro passo é esclarecer aos alunos que o efeito estufa é necessário para a manutenção da vida na Terra, ressaltando que sua ausência deixaria o planeta muito frio, isso ocorre a partir da luz solar que incide na superfície terrestre, que se aquece e irradia calor para atmosfera, elevando sua temperatura. Esse processo se assemelha com uma estufa de plantio de flores ou hortaliças, que cria condições climáticas favoráveis a determinadas espécies.
Após a exposição acerca do efeito estufa natural, o professor pode elucidar que esse processo tem sido alterado, especialmente após a segunda metade do século XX, quando as atividades industriais se intensificaram, provocando um elevado aumento na emissão de gases para atmosfera, principalmente pela queima de combustíveis fósseis. É importante falar que as queimadas são agentes emissores de gases. Chame a atenção dos alunos, dizendo que com a emissão constante de gases e poeira rumo à atmosfera, provavelmente provocará, ainda nesse século, um aumento na temperatura média da Terra de até 4°C. Cite consequências que esse processo pode trazer para natureza e para a própria humanidade, entre as quais estão:
• Mudanças climáticas.
• Aumento na incidência de tempestades, furacões e tornados.
• Extinção de espécies da fauna e da flora mundial que não se adaptarão às novas características climáticas.
• Degelo das calotas polares e elevação dos níveis dos oceanos e, consequentemente, o desaparecimento de ilhas e micropaíses constituídos por arquipélagos.
O professor poderá questionar os alunos sobre o que eles podem fazer para mudar esse quadro e qual a participação deles para o agravamento do efeito estufa.
Esse conteúdo pode ser finalizado com a realização de uma pesquisa sobre estimativas atuais acerca das mudanças climáticas no mundo.
Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola