Batalha Naval no Círculo Trigonométrico

Estratégias de ensino-aprendizagem

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Os jogos consistem numa ferramenta muito útil no ensino da Matemática, pois através da diversão os conteúdos são fixados de forma clara e objetiva. Dessa forma, o aluno aprende Matemática brincando, criando um gosto pela disciplina. Esse jogo especificadamente trabalha conceitos ligados às coordenadas e à localização de ângulos no círculo trigonométrico. Suas regras são simples e deve ser jogado por duas pessoas em um tabuleiro com o seguinte formato:

Regras

• Cada jogador deve ter seu tabuleiro e, sem que o adversário veja, cada um irá posicionar sua esquadra composta dos seguintes elementos:

 Um porta aviões (5 marcas X em posições sucessivas numa reta ou num círculo)
 Dois submarinos (3 marcas S em posições sucessivas numa reta ou num círculo)
 Dois destroyers (2 marcas ∆ em posições sucessivas numa reta ou num círculo)
 Cinco fragatas (1 marca F)


• Fica a critério dos jogadores quem começa o jogo.
• De forma alternada, cada jogador tem o direito a “disparar um tiro” dizendo uma posição do tabuleiro na seguinte ordem: primeiro o raio da circunferência e depois o ângulo. Exemplo: (1, 30º), (3, 330º) e etc.
• Se o tiro dado atingir um dos navios do adversário, este diz “acertou” e especifica o modelo do navio. O jogador que acertou registra, no seu tabuleiro, o navio do adversário e tem direito a novos tiros até errar.
• Caso não atinja nenhum navio, o adversário diz “água” e é sua vez de dar o tiro.
• O jogo deve prosseguir de forma que uma das frotas seja toda destruída.
• Vence quem afundar todos os navios do adversário.


Observe exemplo do tabuleiro preenchido:

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Por Marcos Noé
Graduado em Matemática
Equipe Brasil Escola

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