Whatsapp

Bem estar animal em sala de aula

Estratégias de ensino-aprendizagem

PUBLICIDADE


Animal confinado: necessidade ou tortura?

O bem estar animal é um tema que engloba não só a biologia, mas também outras áreas como filosofia, sociologia, história, direito e a medicina. Discuti-lo amadurece as ideias e humaniza ainda mais alunos, pais e professores. Isso porque o nosso alimento animal passa por um período de estresse que visa aumentar a sua produtividade. Já não ingerimos alimentos tão saudáveis como aqueles produzidos nas pequenas fazendas e mosteiros.

Debater com os alunos a maneira como os animais são confinadas para crescimento e engorda é interessante para que eles tenham noção de como os alimentos são preparados até chegarem prontos para consumo. Sugerimos que seja feita uma explicação sobre como os animais sofrem um intenso confinamento que tem por objetivo a redução de espaço utilizado, além da praticidade na criação.

Comportamentos naturais como fazer ninho, ciscar, forragear, bater as asas, caminhar, correr, explorar o ambiente, nada disso é permitido às aves confinadas. Assim, sofrem danos físicos e psicológicos em razão dessas restrições, essa é a maneira como são tratados os animais dos quais nos alimentamos. Por isso, é bastante didático levar fotos e gravuras demonstrando o que o animal sofre durante a vida. Solicitar aos alunos fotos e uma pesquisa mais aprofundada do tema desperta o interesse e a criatividade para alternativas formas de criação, que devem ser questionadas.

Outro fato a ser questionado é a cultura de alguns países onde se torturam animais simplesmente pelo prazer de vê-los agonizando. O sofrimento animal como prazer para o ser humano. Quanto vale uma vida animal? Quanto vale a vida do ser humano? São questões que também podem ser discutidas.

A produção de remédios e cosméticos é outro setor que muito utiliza cobaias em seus experimentos nos laboratórios. Muitas vezes não entendemos os processos de testes e elaboração dessas drogas que utilizamos no dia a dia e por isso é importante explicar aos nossos alunos como os testes geram estresse e comprometimento da saúde animal. No caso dos ratos de laboratório, são muito utilizados para que sofram indução de doenças como câncer e diabetes e que, posteriormente, sejam introduzidos fármacos na busca de cura e tratamento dessas doenças.

Nessa aula, o intuito será questionar, debater e discutir alternativas para o bem estar animal e sensibilizar para que entendam que, além de dor, os animais, assim como nós, precisam de espaço e condições adequadas para crescimento saudável.

Por Giorgia Lay-Ang
Graduada em Biologia
Equipe Brasil Escola

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


BiologiaEstratégias de EnsinoEducador - Brasil Escola

  • Facebook Brasil Escola
  • Instagram Brasil Escola
  • Twitter Brasil Escola
  • Youtube Brasil Escola
  • RSS Brasil Escola