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SUGESTÃO DE AULA RELACIONADA À BIOQUÍMICA DA CÉLULA
O professor durante a aplicação do conteúdo relativo à bioquímica da célula, deverá trabalhar as classes de substâncias necessárias ao equilíbrio metabólico do organismo, informando aos alunos sobre a composição, concentração e função dessas moléculas, importantes para os seres vivos.
Classe de substâncias pelo percentual médio necessário ao corpo dos seres vivos:
Substâncias inorgânicas
Água (75 a 85%)
Sais minerais (1%)
Substâncias orgânicas
Carboidratos / açúcares (1%)
Lipídios / gorduras e óleos (2 a 3%)
Proteínas (10 a 15%)
Vitaminas (1%)
Ácidos nucléicos (1%)
CARACTERÍSTICAS E ASPECTOS QUE DEVEM SER APRESENTADOS EM SALA DE AULA
Molécula de água
- Disposição espacial angular dos átomos de hidrogênio e oxigênio;
- Formação de zonas positivas e negativas opostas (polaridade);
- Atração entre cargas elétricas (pontes de hidrogênio);
- Coesão entre as moléculas;
- Atuação como solventes;
- A tensão superficial entre as moléculas que compõem a lâmina d’água.
- A participação da água em muitas reações químicas (síntese por desidratação e quebra por hidrólise);
Sais minerais
- Composição estrutural, plástica e reguladora do organismo;
- Atuação como catalisadores enzimáticos e hormonais;
- Formação óssea e dentígena;
- Processo de transmissão de impulsos nervosos, regulação da concentração e tônus muscular;
- Manutenção do equilíbrio hídrico;
- Integração a pigmentos que auxiliam no transporte de gases respiratórios;
- Atuação no processo de cicatrização;
Exemplo: Ferro, cálcio, zinco, iodo, sódio, potássio, fósforo e flúor.
Vitaminas
- Ativação co-enzimática de reações biológicas;
- Combate a radicais livres;
- Regulação da taxa de algumas substâncias;
- Fortalecimento do sistema imunológico;
- Atua na coagulação do sangue;
- Participa na formação dos ossos;
- Essencial sobre a capacidade visual;
Exemplo: hidrossolúveis (vitamina C e vitaminas do complexo B) e lipossolúveis (vitaminas A, D, E e K).
Carboidratos
- Composição dos monossacarídeos, dissacarídeos e polissacarídeos;
- Armazenamento energético;
- Papel estrutural nos animais e vegetais;
- Função anticoagulante (heparina);
- Ação lubrificante;
- Ação antigênica, ativando o sistema imunológico;
Exemplos: glicose, lactose, frutose, amido, celulose, glicogênio, ácido hialurônico.
Proteínas
- Os elementos químicos de um aminoácido e seu grupamento determinante (radical);
- Os tipos de aminoácidos (naturais e essenciais);
- A formação de uma proteína através do processo de tradução;
- As ligações peptídicas e a seqüência de aminoácidos;
- A desnaturação das proteínas;
- O controle do metabolismo celular;
- Atuação enzimática;
- A produção de anticorpos;
- A síntese de hormônios;
Exemplos de aminoácidos: fenilalanina, ácido glutâmico, triptofano, valina, prolina.
Lipídios
- Os principais grupos de lipídeos: triglicérides, fosfolipídios, cerídeos e os esteróides;
- Composição da membrana plasmática das células;
- Impermeabilização de estruturas vegetais;
- Síntese de hormônios;
- Reserva energética, contida nos tecidos adiposos;
- Auxílio na regulação térmica do organismo;
Ácidos nucléicos
- A composição dos nucleotídeos;
- A complementaridade entre os nucleotídeos;
- A duplicação da molécula de DNA;
- A síntese de RNA (transcrição);
- O controle das reações de uma célula;
- A transmissão das características hereditárias;
- Os cromossomos e os genes.
O educador, para melhor esclarecer cada um desses conteúdos, poderá programar a apresentação do conteúdo em momentos distintos, efetuando uma abordagem detalhada quanto às diferentes substâncias necessárias à manutenção das formas viventes.
Por Krukemberghe Fonseca
Graduado em Biologia
Equipe Brasil Escola