PUBLICIDADE
A adolescência é, geralmente, uma fase de conflitos e novidades, onde a sexualidade se aflora, uma vez que os hormônios estão a todo vapor para dar condições para que o indivíduo tenha capacidade de se reproduzir e, dessa forma, perpetuar sua espécie e seus genes.
Nem todo jovem se sente confortável com as mudanças que ocorrem – tanto as físicas quanto as psicológicas, e não é raro terem dificuldades de se relacionar consigo e com o corpo que agora se apresenta diferente. A atração pelo sexo oposto (ou por indivíduos do mesmo sexo), sentimentos confusos e a própria auto-aceitação podem gerar angústia e até problemas mais sérios.
A dificuldade em entender os assuntos decorrentes desta nova fase, como: métodos anticoncepcionais, tamanho do pênis, homoafetividade, frigidez, orgasmo, gravidez, aborto, doenças sexualmente transmissíveis, depressão; saber o que é e em que consiste, por exemplo, a menstruação, ovulação, ejaculação, etc., e mais uma gama de dúvidas são, muitas vezes, ignoradas ou respondidas de forma errônea pela vergonha, falta de acesso às informações ou contato com fontes erradas.
Assim, a “caixinha da sexualidade” é uma alternativa para saber o que seus alunos gostariam de saber em relação ao tema e, com tais informações em mãos, ser capaz de direcionar as informações (até porque nem todo professor se sente à vontade ou possui desenvoltura e espontaneidade para abordar certos temas).
Provavelmente haverá perguntas obscenas, óbvias e até absurdas e tais informações são importantes até mesmo para entender como seus alunos estão frente a estas questões. Este poderá ser o único momento em que estes jovens poderão ter condições de questionar e tirar suas dúvidas, sem receio de serem repreendidos, ignorados ou mesmo expostos.
Essas perguntas deverão ser respondidas da forma com que o professor achar mais adequada, mas é imprescindível que todos seus alunos tenham respostas a suas dúvidas, por mais estranhas que sejam.
Esta atividade pode ajudar seus alunos a serem mais felizes e conscientes!
Mariana Araguaia
Equipe Brasil Escola