Topo
pesquisar

Calotas polares derretidas: aula prática

Estratégias de ensino-aprendizagem

PUBLICIDADE


Vou sobreviver? O homem é quem sabe.

O mundo e tudo que contém nele passa por transformações, e infelizmente a natureza não ficou fora disso. Uma das grandes preocupações do mundo contemporâneo é o que diz respeito às mudanças no clima do planeta, todos querem saber por que a cada ano a temperatura se eleva. De grau em grau, até onde vai este aquecimento? Será o fim da humanidade? Viveremos como “carnes” a assar em fornos aquecidos? Estas são perguntas que só obterão respostas com as atitudes do próprio homem.

A ameaça não se limita aos danos de sensação térmica, vai muito além. A previsão é que, com o aumento da temperatura, as calotas polares derretam. Você sabe o que isso pode causar? Com o aumento no nível dos oceanos, a água doce pode ficar extinta: isto sim assusta! Os animais que vivem nos polos também estão ameaçados, pois a destruição de seu habitat natural acarreta em morte e extinção. A espécie urso polar é um exemplo de vida em perigo.

A escola não pode fugir de sua responsabilidade social, e é na própria sala de aula que o aluno pode se conscientizar sobre suas atitudes frente a este problema ambiental: o efeito estufa. Para que o conteúdo fique mais dinâmico, temos aqui uma sugestão bem simples de experimento que pode ajudar na compreensão do aluno de como ocorre a elevação no nível do mar.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Você vai precisar de:
Água e cubos de gelo.

1- Coloque água em um copo de vidro transparente até quase enchê-lo.

2- Adicione um cubo de gelo e espere-o derreter. Observe o nível final da água.

Aplicação:

A água no copo está representando o mar, e o cubo de gelo, os icebergs. Quando as calotas polares derretem, são desprendidos pedaços enormes de gelo (icebergs). Esses pedaços, ao passarem por fusão, são responsáveis por elevar o nível do mar, é como no copo: o cubo de gelo derrete e aumenta o volume de água.

O que fazer então para evitar esta catástrofe?
Após relatar o problema e demonstrar na prática como ele ocorre, é preciso apresentar uma solução. Primeiro é preciso conhecer a causa do problema, o desmatamento e o uso de combustíveis fósseis são os principais responsáveis pelo efeito estufa. Ambos liberam na atmosfera o gás Dióxido de carbono (CO2), mais conhecido como Gás carbônico.

Se o homem fosse tomado de uma consciência ecológica, não realizaria tantas queimadas e usaria somente biocombustíveis. Dessa forma estaria garantindo sua qualidade de vida, como também a dos animais.

Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola

Veja mais:

Educação Ambiental

Química - Estratégias de Ensino - Educador - Brasil Escola




  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola