Whatsapp

Carl Sagan na Biologia

Estratégias de ensino-aprendizagem

PUBLICIDADE


Imagem de abertura da série Cosmos, de Carl Sagan e Ann Druyan

Carl Sagan foi um cientista que muito contribuiu para a compreensão do universo, tanto em caráter científico quanto filosófico. Considerado um dos maiores divulgadores científicos que tivemos, contribuiu significantemente em diversos trabalhos de divulgação científica sobre astronomia. Em vida, pôde também trabalhar ativamente no programa espacial americano e atuar como consultor e conselheiro da NASA.

Considerando estes fatos, levar seus alunos a conhecer um pouco das ideias deste cientista seria uma excelente escolha. Uma de suas obras, feita em parceria com sua esposa, Ann Druyan, é a série Cosmos. Distribuída em 13 episódios, é um excelente material para cumprir este objetivo; não sendo à toa o fato de a mesma ter sido vista em mais de 60 países, por mais de 600 milhões de pessoas.

Divulgada na TV pela primeira vez em 1980, esta série passou a ser apresentada no Brasil em 2008, no canal TV Escola. Atualmente, podemos encontrá-la no Google Vídeos e no Youtube, dentre outros.

A seguir, os nomes de cada episódio, e sugestões de temas que podem ser abordados nas aulas de Biologia. Em virtude da abordagem sistêmica dos episódios, alguns podem também ser trabalhados pelos professores de Física e Filosofia. Como são traduções de outro idioma, os títulos podem se apresentar diferentes, de acordo com a fonte utilizada.

Episódio 1: Os limites do oceano cósmico. O Universo, Sistema Solar, Big Bang, Biblioteca de Alexandria, “calendário cósmico”.

Episódio 2: Uma voz na fuga cósmica. Origem da vida, evolução, seleção natural e artificial, diversidade da vida na Terra.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Episódio 3: A harmonia dos mundos. Ancestrais do Homo sapiens, astrologia e astronomia, Kepler, trajetórias dos planetas.

Episódio 4: Céu e inferno. Colisão entre planetas, planeta Vênus, efeito estufa.

Episódio 5: Blues por um planeta vermelho. Sondas espaciais, planeta Marte, semelhanças e diferenças entre Marte e planeta Terra.

Episódio 6: Relatos de viajantes. Júpiter, Saturno, Urano, Neturno.

Episódio 7: A espinha dorsal da noite. As estrelas, teoria geocêntrica e heliocêntrica, pensamento grego, nascimento do pensamento científico.

Episódio 8: Viagens no espaço e no tempo. Einstein e a Teoria da Relatividade.

Episódio 9: A Vida das estrelas. A constituição atômica do Universo e dos seres viventes, “ciclo de vida” das estrelas, buracos negros, evolução.

Episódio 10: O limiar da eternidade. Origem e expansão do universo.

Episódio 11: A persistência da memória. O cérebro humano.

Episódio 12: Enciclopédia galáctica. A possibilidade (ou não) de vida em outros planetas.

Episódio 13: Quem pode salvar a Terra? Armas nucleares e seus perigos, a sobrevivência de nossa e de todas as espécies no futuro.

Observação: devido ao teor filosófico desta série, é preferível que esta atividade seja desenvolvida somente entre alunos de Ensino Médio, já que possuem um maior amadurecimento do que os alunos de séries anteriores.

Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia
Equipe Brasil Escola

Biologia - Estratégias de Ensino - Educador - Brasil Escola

  • Facebook Brasil Escola
  • Instagram Brasil Escola
  • Twitter Brasil Escola
  • Youtube Brasil Escola
  • RSS Brasil Escola