PUBLICIDADE
Muitas escolas, mesmo possuindo laboratórios de informática, deixam de utilizar o computador como ferramenta de aprendizado pela própria dificuldade que, às vezes, o educador sente em relação a como desenvolver uma atividade neste espaço.
Este texto propõe o uso deste recurso em atividade envolvendo pesquisa e execução de mídias em aulas de Ciências e Biologia.
O primeiro passo, obviamente, compreende o tema que deverá ser tratado. Escolher, por exemplo, “Botânica” e, nesta, itens para que cada grupo de alunos desenvolva-os, como “Gimnospermas e Angiospermas”, “Briófitas e Pteridófitas”, “Estruturas das flores”, “Desenvolvimento da semente”, dentre outros.
Caso exista estrutura suficiente, dois ou três alunos para cada grupo é o ideal, visto que para cada tema haverá apenas um computador disponível.
Após a organização dos temas e alunos, no laboratório de informática, proponha a busca de informações e imagens relacionadas. Vale frisar questões como a confiabilidade das informações que se encontram na internet e o porquê de não se fazer cópias literais.
Uma relação de sites com cada um dos temas, entregue aos alunos, pode ajudar com que direcionem de forma melhor este momento.
Após a pesquisa, seus alunos poderão iniciar a confecção da mídia. O uso do “Windows Movie Maker” é indicado, um programa bem fácil de ser utilizado e que, se não todos, pelo menos a maioria dos computadores possui.
Com este, seus alunos, munidos das imagens e informações adquiridas, deverão criar um pequeno filme, envolvendo o tema que foi escolhido para o grupo.
Após a confecção destas mídias, poderá ser feita uma mostra, apresentando o trabalho a todo o colégio.
Por Mariana Araguaia
Equipe Brasil Escola