Topo
pesquisar

Combustão no copo

Estratégias de ensino-aprendizagem

PUBLICIDADE


Qual a função do pavio na vela?

A vela é uma fonte de luz que consiste tipicamente num pavio inserido num combustível sólido, a parafina. E é exatamente esta fonte de luz que vamos utilizar em nosso experimento.

Combustão no copo

Material

2 velas
Fósforos
1 copo de vidro transparente médio
1 copo de vidro transparente grande
1 cronômetro

Procedimento

Escolha uma superfície plana para realizar o experimento, se preferir, utilize pires como suporte.

Etapa 1: Acenda uma das velas e fixe-a sobre o suporte, em seguida escolha o copo médio e coloque sobre a vela acesa, como no esquema abaixo:



Utilize o cronômetro para marcar o tempo em que a vela permanece em combustão. Quando a vela se apagar, prossiga para a etapa seguinte.

Etapa 2: é basicamente igual a etapa 1, o que vai mudar é o tamanho da área. Acenda a outra vela, fixando-a no suporte, e cubra com o copo grande. Com o auxílio do cronômetro, marque o tempo em que a vela permanece em combustão.

Resultados

Em qual das etapas a vela permanece por mais tempo acesa e por quê? Para responder esta pergunta, primeiro precisamos saber sobre a composição de nossa fonte de luz.

Para que uma combustão ocorra são necessários três fatores:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

1- Calor;
2- Presença de um combustível;
3- Presença de um comburente.

As velas são compostas por parafina, esta substância é um dos produtos do fracionamento do petróleo, dizemos então que a parafina é o COMBUSTÍVEL. Já o pavio exerce a função de ser queimado para produzir fogo, portanto é a fonte de CALOR. E como para haver combustão é preciso um COMBURENTE, o oxigênio presente no ar exerce esse papel.

Mas como ocorre a combustão dentro do copo? Este ambiente não está isolado da atmosfera?

É aí que muita gente se engana! Ao colocar o copo sobre a vela, armazenamos uma porção de O2 entre o copo e o suporte. A vela permanece acesa até acabar o oxigênio existente dentro dele, a partir deste instante a vela se apaga.

Em qual das etapas a vela fica por mais tempo acesa? Na etapa 2, pois o copo é maior e consequentemente abriga mais oxigênio. Quanto maior a área, mais longo será o período de combustão.

Acompanhe a ilustração do processo:



A vela permanece acesa até que o oxigênio acabe dentro do copo.

Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola

Veja mais!
Fogo que não produz fumaça

Química - Estratégias de Ensino - Educador - Brasil Escola

 

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola