Um circuito elétrico é composto por vários elementos como, por exemplo, resistores e capacitores. Construir um não é difícil, tão menos entender os princípios físicos como também o seu funcionamento.
Utilizado em vários edifícios, o alarme é um circuito elétrico que tem como princípio de funcionamento básico os inúmeros sensores localizados em pontos estratégicos como, por exemplo, nas portas e janelas, e ligados ao circuito elétrico. Um sensor possui um sistema de interruptor de lâminas que fica embutido na janela, por exemplo. Esse interruptor tem como funções fazer passar a corrente elétrica e fazer o contato com um ímã embutido na janela. Com a janela fechada o ímã atrai a lâmina móvel fazendo com que elas entrem em contato, fechem o circuito, permitindo dessa forma a passagem da corrente elétrica. Caso a janela seja aberta o ímã deixará de atrair a lâmina e uma força exercida pela mola fará com que o contato entre as lâminas seja desfeito, fazendo dessa forma que soe o alarme.
Pode parecer difícil, mas através dos conceitos físicos envolvidos é possível compreender o funcionamento do alarme e dos elementos que fazem parte do circuito elétrico.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Por Marco Aurélio da Silva
Equipe Brasil Escola