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Como relacionar materiais da construção civil com minérios

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Tijolo é um material da construção civil fabricado a partir da argila.

Existem temas na Geografia que geralmente não despertam o interesse dos alunos, um deles é o estudo das rochas e dos minerais. Para tentar impedir a apatia durante as aulas, o professor pode relacionar as rochas e os minérios com instrumentos, objetos e artigos do cotidiano que se encontram próximos à realidade do aluno.

Primeiramente, é bom que o professor fale sobre a importância que as rochas e os minérios desempenham nas sociedades, uma vez que o homem desenvolveu formas para transformá-los em objetos úteis à nossa vida. Além disso, esse processo de transformação de um minério em algo útil ao homem consiste na substituição da primeira natureza pela segunda natureza.

É interessante que o professor de Geografia estabeleça uma observação junto com os alunos sobre a construção ao redor (a escola) e o uso de minérios para concebê-la. Inicie falando sobre a argila, destacando que com ela são fabricados tijolos, azulejos, louças sanitárias, pisos cerâmicos, entre outros. Questione sobre o que foi usado na construção da parede, detalhando, logo após, que nela contém calcário (em forma de cimento) e quartzo (areia). Considerando que esses materiais aparecem novamente em vigas, pilares e caixa d’água, incluindo ainda o basalto (brita) e o ferro (vergalhões). Ainda, é possível perceber os minérios nos acessórios, tendo em vista que janelas, portas e portões podem ser confeccionados de ferro.

Após ter citado exemplos na construção civil, o professor pode enumerar diversos outros objetos ou artigos oriundos de minérios, como automóveis, bicicletas, relógios, tratores, máquinas pesadas, entre muitos outros. Ressalte que a exploração dos recursos minerais em larga escala começou na Primeira Revolução Industrial e que hoje encontramos, em níveis elevados de consumo, esse tipo de matéria-prima.

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Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola