PUBLICIDADE
Para revisar as palavras que foram aprendidas em inglês o professor pode fazer uso de uma dinâmica que usa sinônimos ou definições das palavras.
Previamente, o educador deve circular no texto a ser estudado os principais termos, as palavras principais. E também procurar os sinônimos dos vocábulos ou sua definição (em inglês ou português, dependerá do nível da turma). Tenha em mãos esse material e em sala de aula, após terem lido o texto e feito os exercícios devidos, o professor deve propor a seguinte dinâmica:
Os alunos deverão circular a palavra correspondente ao sinônimo ou definição que o professor irá fornecer. Por exemplo:
Em inglês:
Used to transport children to or from school.
Em português:
Usado para transportar crianças para ou da escola.
Então, em português ou inglês, os alunos deverão procurar por “school bus”.
Ou ainda pode-se usar os sinônimos:
Em inglês: public transport, passenger vehicle
Em português: transporte público, veículo destinado ao transporte de passageiros.
Essa atividade é muito importante e eficiente, pois além de fixar o conteúdo estudado, trabalha com a associação de significados. Pode inclusive aumentar o vocabulário na língua inglesa, no caso de se usar o inglês em sala.
O professor pode fazer essa dinâmica sempre que quiser trabalhar as palavras para que a turma entenda melhor o texto. Faça um teste: leia o texto antes com os alunos e depois da dinâmica. Caso o livro já possua algumas definições de palavras, opte por outras ou trabalhe com os sinônimos destas.
Outra proposta de aula de fixação e revisão de texto é “Ache os pares: palavras e definições”, que está postada neste mesmo canal.
Por Sabrina Vilarinho
Graduada em Letras Português Inglês
Equipe Basil Escola