Whatsapp

Compondo soluções saturadas

Estratégias de ensino-aprendizagem

PUBLICIDADE


Permanganato de potássio em água.

A ideia que se tem de uma solução saturada é que ela não aceita mais nenhum tipo de soluto, ou seja, não conseguimos dissolver mais nada quando a mesma atinge seu grau máximo de saturação. Se insistirmos, iremos obter precipitados em meio à solução.

Em parte isso é verdade, como, por exemplo, quando dissolvemos sal em água até obter uma solução saturada. Não podemos acrescentar nenhuma grama a mais de sal a essa mistura, pois a água não irá dissolvê-lo e ele se depositará no fundo do recipiente.

A partir do seguinte experimento essa concepção irá mudar. Iremos descobrir que uma solução, uma vez saturada, poderá comportar ainda diferentes solutos. O experimento é referente ao conteúdo Solubilidade.

Material

Sal
Água
Permanganato de potássio
Recipiente transparente (béquer, copo ou frasco).

Procedimentos

- Dissolva o sal na água até obter uma solução saturada. Utilize o recipiente para o preparo desta mistura.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

- Acrescente cristais de permanganato à solução e observe.

A foto inicial mostra os cristais caindo na solução até diluírem completamente, tornando a água colorida de roxo. Mas, espere aí? A solução não estava saturada de sal? Como o permanganato conseguiu se dissolver em meio a ela?

Explicação química

O fato de termos atingido o limite para um determinado soluto não impede que consigamos dissolver outros materiais no mesmo solvente.

O professor poderá despertar a curiosidade dos alunos para o fato de que a solução recém preparada poderá comportar ainda outros solutos.

Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola    

Química - Estratégias de Ensino - Educador - Brasil Escola
 

Artigos Relacionados
Veja como desenvolver uma aula prática de solubilidade e saturação das soluções para complementar a explanação sobre esse conteúdo!
Professor, veja uma proposta de aula sobre determinação dos tipos de dispersões pelo método da filtração que pode ser realizada como atividade prática.
Aprenda uma experiência muito interessante sobre solubilidade e reação com formação de precipitado, em que os alunos visualizarão uma chuva de ouro.
Aula experimental de química sobre o efeito Tyndall e a classificação das dispersões em soluções, coloides ou suspensões.
Aprenda a fazer cristais de sulfato de cobre crescer, obtendo cristais grandes e bonitos que você pode usar para decorar ou dar de presente.
Por meio desse experimento, os alunos poderão observar a diluição comparando as tonalidades das soluções de sulfato de cobre.
Aprenda a fazer cristais de açúcar no palito que, além de terem um lindo visual, ainda por cima são comestíveis.
Confira uma proposta prática para a compreensão da solubilidade por meio do preparo de soluções de leite com chocolate em pó!
Clique e confira uma sugestão de abordagem de solubilidade das bases em sala de aula!
Experimento que pode ser feito em sala de aula para demonstrar como alguns materiais se comportam (sua solubilidade) quando colocados em água e em outros líquidos.