PUBLICIDADE
A ideia que se tem de uma solução saturada é que ela não aceita mais nenhum tipo de soluto, ou seja, não conseguimos dissolver mais nada quando a mesma atinge seu grau máximo de saturação. Se insistirmos, iremos obter precipitados em meio à solução.
Em parte isso é verdade, como, por exemplo, quando dissolvemos sal em água até obter uma solução saturada. Não podemos acrescentar nenhuma grama a mais de sal a essa mistura, pois a água não irá dissolvê-lo e ele se depositará no fundo do recipiente.
A partir do seguinte experimento essa concepção irá mudar. Iremos descobrir que uma solução, uma vez saturada, poderá comportar ainda diferentes solutos. O experimento é referente ao conteúdo Solubilidade.
Material
Sal
Água
Permanganato de potássio
Recipiente transparente (béquer, copo ou frasco).
Procedimentos
- Dissolva o sal na água até obter uma solução saturada. Utilize o recipiente para o preparo desta mistura.
- Acrescente cristais de permanganato à solução e observe.
A foto inicial mostra os cristais caindo na solução até diluírem completamente, tornando a água colorida de roxo. Mas, espere aí? A solução não estava saturada de sal? Como o permanganato conseguiu se dissolver em meio a ela?
Explicação química
O fato de termos atingido o limite para um determinado soluto não impede que consigamos dissolver outros materiais no mesmo solvente.
O professor poderá despertar a curiosidade dos alunos para o fato de que a solução recém preparada poderá comportar ainda outros solutos.
Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola