Topo
pesquisar

Comportamento de líquidos

Estratégias de ensino-aprendizagem

PUBLICIDADE


Influências externas agindo sobre líquidos.

Vamos apresentar aqui algumas curiosidades sobre o comportamento de líquidos que podem ser demonstradas em sala de aula.

A água entra em ebulição com mais suavidade em um velho béquer do que em um novo, por quê?

Utilize um béquer usado e um novo, acrescente a ambos a mesma quantidade de água à temperatura ambiente e leve ao aquecimento. No velho béquer a água começará a ebulir mais suave por que o material já se encontra temperado (fenômeno que ocorre em recipientes que vão frequentemente ao fogo). No béquer novo vão ocorrer as chamadas zonas mais aquecidas, elas provocam projeção no líquido.

Para evitar este tipo de problema, um procedimento comum de laboratório é submeter um líquido à ebulição utilizando sempre pedras de ebulição (ou pedaços de porcelana), o que evita derramamento do líquido e possíveis queimaduras.

Por que as pedrinhas de ebulição evitam projeções de um líquido em ebulição?

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quando o líquido está prestes a entrar em ebulição começam a se formar bolhas no fundo do recipiente provenientes do vapor do próprio líquido. Se o fundo do béquer for muito liso ocorrerá a ebulição de uma grande quantidade desse líquido, lançando-o para fora do recipiente.

Mas se colocarmos as pedras de ebulição ao fundo, elas formarão superfícies irregulares, estas provocam a formação de pequenas zonas de calor homogeneizadas, para que assim o líquido não voe pra fora do recipiente, feito isso, as bolhas formadas sobem até a superfície e estouram.

Para mostrar a diferença aos alunos coloque água para ferver com e sem a presença das pedras de ebulição. Mas ATENÇÃO, o resultado pode ser perigoso, uma vez que a instabilidade dá origem à projeção de líquidos.

Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola   

Veja mais!


Propriedades dos líquidos  

Química - Estratégias de Ensino - Educador - Brasil Escola

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola