Whatsapp
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!

Computação como estratégia para ensinar física

Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

Boa parte dos alunos que estão no ensino médio sente dificuldades para aprender e entender os fenômenos físicos. Essa dificuldade no aprendizado é notória em muitas escolas, tendo em vista que muitas vezes as metodologias de ensino são ultrapassadas. Os principais fatores da dificuldade em aprender essa ciência estão voltados para o fato de os métodos de ensino estarem desajustados das teorias de aprendizagem, assim como a falta de planejamento pedagógico e meios pedagógicos modernos. A necessidade de mudar essa realidade, principalmente nas ciências exatas, fez com que o computador se transformasse em uma importante ferramenta usada no ensino de Física. O computador possui possibilidades para auxiliar no ensino das várias ciências, principalmente Física. O computador entrou no ensino como ferramenta para acabar com o insucesso do mesmo, não só o de física, mas como um todo.

A quantidade de alunos que dizem detestar Física, nas várias séries do ensino médio assim como em vários países, é muito elevada. Esse desgosto pela ciência física comprova que os alunos apresentam muitas dificuldades no aprendizado da matéria. As causas dessas dificuldades, não só com relação à física, mas nas várias ciências, ainda não estão esclarecidas assim como as soluções. Contudo, os professores são apontados como sendo os maiores responsáveis pelo insucesso da aprendizagem dos alunos, isso devido à utilização de meios de ensino que estão ultrapassados e por não buscarem a utilização de meios mais modernos. Por outro lado os alunos têm baixa capacidade cognitiva, assim como despreparo com a ciência matemática, não sabendo muitas vezes realizar operações básicas.

Para os alunos o que torna mais difícil o aprendizado da Física é o fato de ela ser muito abstrata. Os alunos, principalmente os mais novos, possuem baixa capacidade de abstração dos conteúdos da física e é de responsabilidade dos professores fazer com que eles entendam os conceitos. Para isso o professor deve buscar a ligação dos conceitos com fenômenos que ocorrem no dia-a-dia, ou seja, levar os conceitos aprendidos em sala de aula para a vida real.

Com a necessidade de diversificação dos métodos de ensino e de acabar com o insucesso da aprendizagem das ciências exatas, mais particularmente a Física, surgiu a utilização do computador no ensino. A utilização de softwares apropriados como, por exemplo, os de simulação e os de apresentação audiovisual podem ajudar muito na facilitação do ensino e aprendizagem dos alunos, contudo não dão garantias de total sucesso.

Os computadores de hoje cada vez mais velozes e com maiores capacidades de reprodução de dados, juntamente com a capacidade humana e as novas interfaces, criaram novas formas de ensinar. Esses fatores foram de grande importância para a diversificação do ensino e a melhoria da aprendizagem dos alunos, uma vez que a computação trouxe novas formas de aprendizagem. Hoje os computadores modernos oferecem a possibilidade de auxiliar na resolução de problemas, para isso existem softwares educacionais que trazem dicas de como resolver problemas, auxiliando os alunos a enfrentarem dificuldades de aprendizagem.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Marco Aurélio da Silva
Equipe Brasil Escola