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Conceitos Matemáticos e Administração Financeira

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Os recursos financeiros estão diretamente ligados aos princípios matemáticos e é com base nessa relação que nós professores precisamos apresentar aos alunos do Ensino Fundamental II os fundamentos envolvendo os princípios da Matemática Financeira. Os alunos devem tomar conhecimento da importância do sistema econômico e das diferentes formas de investimentos financeiros existentes.

Mostre aos alunos as várias formas de economizar dinheiro e as vantagens desse tipo de conduta econômica. Crie situações cotidianas envolvendo economia de recursos. Por exemplo: se ele conseguir guardar apenas R$ 1,00 por dia, ao final do mês ele terá R$30,00 e se esse dinheiro for aplicado em uma conta poupança ele renderá juros.

Vamos simular a seguinte situação:

Uma pessoa realiza depósitos mensais de R$ 50,00 durante 6 meses em uma conta poupança. Sabendo que a taxa de juros é de 1%, calcule o montante final, 30 dias após o último depósito.

Temos que a taxa percentual de 1% corresponde à taxa unitária de 0,01.

1º mês

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50 * 0,01 = 0,5
50 + 0,5 = 50,5

2º mês

50,5 + 50 = 100,5
100,5 * 0,01 = 1,01
100,5 + 1,01 = 101,51

3º mês

101,51 + 50 = 151,51
151,51 * 0,01 = 1,52
151,51 + 1,52 = 153,03

4º mês

153,03 + 50 = 203,03
203,03 * 0,01 = 2,03
203,03 + 2,03 = 205,06

5º mês

205,06 + 50 = 255,06
255,06 * 0,01 = 2,55
255,06 + 2,55 = 257,61

6º mês

257,61 + 50 = 307,61
307,61 * 0,01 = 3,08
307,61 + 3,08 = 310,68


Ao final da aplicação o montante gerado é de R$ 310,68. Observe que o dinheiro aplicado na poupança obteve valorização e caso ele fosse guardado em casa teríamos simplesmente R$ 300,00.

O exemplo dado é apenas uma das inúmeras formas de investir um capital. Peça aos alunos que pesquisem outras formas de poupar dinheiro e também fazer com que ele seja valorizado.

Por Marcos Noé
Equipe Brasil Escola
Graduado em Matemática