Topo
pesquisar

Configuração de campos magnéticos

Estratégias de ensino-aprendizagem

PUBLICIDADE

Campo magnético formado por limalhas de ferro sobre uma folha de papel
Campo magnético formado por limalhas de ferro sobre uma folha de papel

O conceito de campo magnético surgiu com a observação do efeito que um ímã produzia ao seu redor. Faraday sugeriu o conceito de campo magnético utilizando limalhas de ferro espalhadas sobre uma folha de papel apoiada em um ou mais ímãs.

Em muitos casos, o conceito de campo magnético não é bem assimilado por vários alunos. Com a finalidade de introduzir o conceito de campo magnético de uma forma mais simples, sugerimos uma atividade experimental simples e de baixo custo que pode ser realizada por toda a turma. Nessa atividade o aluno tem a possibilidade de observar a formação do campo magnético em duas configurações: bidimensional e tridimensional.

Configuração bidimensional

Para essa prática é essencial ter um ou dois ímãs em forma de barra e limalha de ferro. A limalha pode ser obtida em serralherias. Coloque as limalhas de ferro dentro de um saleiro para facilitar a formação da configuração dos campos magnéticos. Coloque o ímã em forma de barra embaixo de uma folha de papel e jogue a limalha sobre a folha até que a configuração seja visível.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Configuração tridimensional

A importância dessa prática é mostrar que a configuração do campo magnético é tridimensional. Você vai precisar de limalhas de ferro, glicerina e uma garrafa pet transparente. Caso não consiga glicerina, tente água com açúcar. Coloque a glicerina dentro da garrafa e em seguida coloque a limalha de ferro. Agite bem a garrafa pet a fim de que toda a limalha se espalhe uniformemente dentro da garrafa. Aproxime o ímã em forma de barra da garrafa com as limalhas e verifique a configuração que elas tomam. A configuração que elas tomarem indica o campo magnético do ímã em questão.


Por Domiciano Marques
Graduado em Física

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola