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O sistema solar é um tema que desperta a curiosidade do ser humano há séculos, sendo objeto de vários estudos. Os assuntos relacionados à astronomia também devem ser abordados em sala de aula, visto que muitas concepções são embasadas em informações distorcidas e no senso comum.
Portanto, ao iniciar a aula, é importante ter uma noção do conhecimento dos estudantes sobre o conteúdo. Para isso, realize algumas perguntas sobre o sistema solar. Com base nas respostas, direcione a aula.
Com a representação do sistema solar em mãos, elucide algumas questões primordiais, tais como a estrela central do sistema solar, quantidade de planetas, critérios analisados para a classificação de um planeta, movimentos realizados pelos planetas, etc.
Destaque as principais características (diâmetro, atmosfera, temperatura média, e distância média do Sol) dos oito planetas do sistema solar: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.
Posteriormente, esclareça que o sistema solar já foi integrado por nove planetas, porém, atualmente, existem apenas oito, pois Plutão foi rebaixado para a categoria de “Planeta Anão”. Aproveite esse momento para explicar os motivos que resultaram na reclassificação de Plutão.
Após a explicação, solicite a formação de cinco equipes e entregue uma cópia da representação do sistema solar e os seguintes textos para cada grupo: Sistema Solar e Plutão. Ao término da leitura dos textos, realize as seguintes perguntas:
O sistema solar possui quantos planetas?
Qual é a estrela central do sistema solar?
Qual é o planeta mais próximo do Sol?
Qual é o planeta mais distante do Sol?
A Terra está localizada entre quais planetas?
Qual é o maior planeta do sistema solar?
Qual é o menor planeta do sistema solar?
Por que Plutão foi rebaixado à categoria de planeta anão?
Cite os dois principais movimentos realizados pelos planetas.
Quais são os planetas rochosos?
Quais são os planetas gasosos?
Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola