PUBLICIDADE
A bússola é um instrumento de orientação geográfica usado há bastante tempo pelo homem; de acordo com diversos livros, foi inventado pelos chineses. O instrumento em questão sempre marca para o norte.
Tendo em vista a grande importância que a bússola possui, pode-se fabricar esse instrumento dentro da sala de aula, com a participação de todos os alunos. Além de conferir seu respectivo funcionamento, isso promove uma integração entre eles e os colocam mais próximos da prática.
Para realização desse experimento, são necessárias cerca de duas aulas de cinqüenta minutos, incluindo os materiais e objetos usados na confecção da bússola, que são: um imã, usado em enfeite de geladeira, um grampo de fechar pasta de arquivo, martelo, um prego, uma rolha e uma agulha.
Modo de fazer
• Abra o grampo e dobre as hastes.
• Coloque nas extremidades das hastes, canudos de cores distintas para facilitar a identificação dos sentidos.
• Usando o martelo e um prego, faça um pequeno amassado no centro do grampo.
• Ao ocorrer o contato entre um ferro e um imã, automaticamente são formados novos imãs. Desse modo, introduza a agulha na rolha de maneira que fique para fora. Agora coloque o grampo sobre a ponta da agulha, encaixe-a na saliência e espere até que se equilibre.
• O último passo é verificar se o experimento realmente funciona. Em uma das pontas do grampo, aproxime o imã; caso tenha sido corretamente executado, uma extremidade será atraída e a outra será afastada. Logo após, retire o imã e tudo que for de metal, certamente a bússola indicará o norte, como todas as outras.
Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola