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A cada dia que passa é mais comum vermos nas escolas de ensino médio professores de Física com grandes dificuldades em construir, junto com os alunos, o conhecimento de maneira simples e contextualizada. Muitos professores de Física veem sua disciplina como difícil de ser ensinada, dessa forma os alunos demonstram um grande desinteresse e dificuldade em aprender os conteúdos ministrados em sala.
Muitos autores têm enfatizado que é importante experimentar no ensino de Física, pois isso ajuda no processo de ensino e aprendizagem. O ato de experimentar coloca o aluno como agente da aprendizagem, portanto nós, professores, temos que nos esforçar cada dia mais para trazer o cotidiano para dentro da sala de aula.
É fato adentrarmos nas salas de aulas e nos depararmos com alunos com fones de ouvido, ouvindo os ritmos do momento. O experimento citado abaixo pode ser utilizado pelo professor em suas aulas sobre som. O experimento “construindo um alto-falante” é de baixo custo e pode ser realizado por todos os alunos.
Material utilizado
- um pedaço de folha de alumínio (30cm x 30cm)
- um prato descartável de papel
- uma moeda de cobre (moeda de cinco centavos)
- fita adesiva larga (durex)
- um cabo de fone de ouvido com o conector (plugin p2)
- um mp3 (ou qualquer aparelho para tocar música)
Montando o experimento
Primeiramente encape o prato descartável com o papel alumínio de forma que ele fique bem firme. Descasque a ponta do cabo de fone de ouvido de forma que o fio de cobre tenha o tamanho do diâmetro da moeda de cobre. Fixe a ponta do fio na moeda de cobre e em seguida fixe com o durex o conjunto no centro do prato coberto com o papel alumínio. Verifique se o fio não irá se desprender do conjunto. Conecte o cabo de fone de ouvido em seu mp3 e inicie a reprodução da música.
Por Domiciano Marques
Graduado em Física