Topo
pesquisar

Construindo um ludião

Estratégias de ensino-aprendizagem

PUBLICIDADE

A atividade experimental proposta é considerada de baixo custo e pode ser realizada por toda a sala de aula. Os materiais utilizados no experimento também são de fácil acesso, tornando a atividade mais acessível a todos os alunos.

Material utilizado

- uma garrafa pet cheia de água
- cabeça de uma ampola de injeção

Para a realização do experimento, podemos utilizar a cabeça de uma ampola de injeção. Podemos considerar o ludião como sendo uma espécie de submarino em tamanho bem reduzido que pode flutuar e mergulhar dentro de uma garrafa cheia de água.

Para fazer esta montagem, encha parcialmente de água a cabeça da ampola de maneira que ela flutue num copo com água, quase afundando. Depois encha completamente de água uma garrafa plástica (garrafa pet), coloque a ampola, ou melhor, o ludião, dentro, mantendo um espaço com ar, e tampe bem a garrafa.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Para o ludião se mover, basta apertar a garrafa com a mão. Pelo princípio de Pascal, esse acréscimo de pressão se transmite por todo o líquido, fazendo com que entre um pouco mais de água no ludião. Como nos submarinos, o peso do ludião se torna maior que o empuxo e ele desce. Desapertando a garrafa, o ar contido no ludião expulsa esse pouco de água. Ele volta à situação inicial, subindo. Observe a variação do nível da água no interior do ludião ao apertar a garrafa e a quase instantânea transmissão do acréscimo de pressão.


Por Domiciano Marques
Graduado em Física
Equipe Brasil Escola

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola