Whatsapp

Darwin e sua teoria

Estratégias de ensino-aprendizagem

O desafio de Darwin é um filme que relata a história por trás da publicação da teoria da evolução.
Conhecer um pouco da vida de Darwin pode estimular os alunos a conhecerem suas ideias
Conhecer um pouco da vida de Darwin pode estimular os alunos a conhecerem suas ideias
PUBLICIDADE

Os filmes são capazes de nos fazer viver histórias fantásticas. Então, por que não fazer nossos alunos compreenderem o que realmente ocorreu por trás da publicação da teoria da evolução proposta por Darwin através de um grande filme?

Muito se fala a respeito da teoria da evolução, mas pouco se comenta acerca dos conflitos vividos por Darwin antes da publicação de sua teoria. Esperamos que, conhecendo mais sobre a vida desse grande pesquisador, os alunos sintam-se mais estimulados a conhecer suas ideias.

O filme proposto é “O Desafio de Darwin” (Darwin’s Darkest Hour), de 2009, dirigido por John Bradshaw, que traz em seu elenco Henry Ian Cusick, como Charles Darwin, e Frances O’Connor, como Emma Darwin. Nesse filme, é possível conhecer todo o drama vivido por Darwin antes de publicar seu livro.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Darwin vivia um grande dilema, uma vez que sua publicação poderia ser alvo de grandes críticas da igreja. Seu grande trabalho refletiu até mesmo em sua vida pessoal com Emma, sua esposa, que era uma cristã fervorosa. Apesar da grandiosidade de sua obra, Darwin hesitava em sua publicação, temendo todos os conflitos que poderiam vir à tona. Somente após uma carta de Wallace, que possuía ideias semelhantes às suas, Darwin seguiu adiante com sua publicação.

Esse filme mostra-nos a dura vida pessoal de Darwin e leva-nos além dos livros de ciências e biologia. Uma ótima opção para você que busca uma maneira diferente de despertar o interesse de seus alunos!


Por Vanessa dos Santos
Graduada em Biologia

  • Facebook Brasil Escola
  • Instagram Brasil Escola
  • Twitter Brasil Escola
  • Youtube Brasil Escola
  • RSS Brasil Escola