Topo
pesquisar

De cabelo em pé

Estratégias de ensino-aprendizagem

PUBLICIDADE


Qual substância química é capaz de fixar o penteado?

Entre os adolescentes, a moda é moldar a cabeleira (espetado, moicano, tipo Emo, etc.) e para isso eles não dispensam a ajuda do gel, este proporciona o efeito prolongado ao penteado. E já que esta mania faz a cabeça da moçada, por que não aproveitá-la para promover uma aula sobre a substância química (polímero) presente nos géis para cabelo.

Peça aos alunos que tragam embalagens do produto que usam. Podem até aparecer géis com marcas diferentes, mas a composição é basicamente a mesma, e os efeitos que causam nas madeixas você fica sabendo agora.

Qual substância química é capaz de deixar os cabelos em pé? Trata-se da resina Polivinilpirrolidone, ela atua no fio de cabelo para fixar o penteado, deixando-o mais duro. Conheça sua estrutura:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)



Em se tratando do responsável pela aparência gelatinosa do produto, temos o agente gel, que juntamente com a água dá a consistência característica. Aliás, água é o ingrediente mais abundante nos géis, ela deixa os fios molhados facilitando a moldagem.

Agora todos já sabem que, para deixar o cabelo da maneira que o penteou, é preciso contar com a química, mais precisamente com um polímero vinílico.

Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola   

Veja mais! 

Estrutura química do cabelo

Aplicação do tema Polímeros em aula

Polímero à prova de bala

Química - Estratégias de Ensino - Educador - Brasil Escola

O cabelo é pura química
Estratégias de ensino-aprendizagem Estrutura química do cabelo
Os fios de cabelos são formados por três camadas básicas: uma cutícula, um córtex e a medula
Estratégias de ensino-aprendizagem Aula sobre a força dos cabelos
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola