Topo
pesquisar

Debate sobre o transporte público

Estratégias de ensino-aprendizagem

Os problemas relacionados com o transporte público no Brasil podem ser tema de um instigante debate em sala de aula.
PUBLICIDADE

As manifestações ocorridas em meados de 2013 fizeram emergir o debate sobre as condições do transporte público no país e a importância desse serviço na difusão de ampliação da mobilidade urbana no Brasil. Desse modo, torna-se importante para o professor a realização de um debate sobre o assunto em sala de aula, em caráter avaliativo, e que fuja do senso comum.

Para atender a esse objetivo, elaboramos algumas sugestões, pautadas na realização de duas atividades que devem ser executadas pelos estudantes antes da promoção do debate em sala de aula.

Atividade 01: Leitura do texto Problemas no transporte público, disponível no site do Brasil Escola e que pode ser acessado clicando aqui.

Nessa atividade, os alunos deverão responder ao seguinte questionário:

1) De acordo com o texto, por que a população manifesta tanta insatisfação com o transporte público no país?

2) Quais são os principais problemas existentes no transporte público no Brasil?

3) Na sua opinião, o transporte público é o único problema vivenciado pela população nas cidades brasileiras?

4) Você acredita que é possível a implantação de um transporte público mais adequado no país?

Ao responder a atividade, os alunos devem ser orientados pelo professor a expressar suas opiniões, mas sem esquecer os posicionamentos abordados pelo texto fornecido.

Atividade 02: Pesquisa in loco com a realização de entrevistas e o registro com fotos e vídeos.

A ideia dessa atividade é coordenar os alunos a irem a campo investigar os problemas relativos ao transporte público, realizando perguntas para os usuários e registrando fotos e vídeos, de preferência nos horários de maior fluxo de pessoas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Nesse caso, o professor poderá optar em realizar a pesquisa em conjunto aos alunos ou ordenar que eles realizem por si mesmos, a depender das possibilidades dos alunos e das condições necessárias para a realização desse tipo de atividade. Nos dois casos, recomenda-se a divisão em grupos de 4 ou 5 pessoas para a realização das tarefas.

Realização do debate: com as respostas do questionário e com os resultados da pesquisa de campo em mãos, os alunos terão elementos para fundamentar suas opiniões e posições no debate a ser realizado em sala de aula, que poderá se pautar a partir das seguintes questões:

Qual é o nível de qualidade do transporte público na cidade?

Quais são os problemas que os alunos encontraram? Eles podem ser resolvidos? Como?

Qual a opinião dos usuários entrevistados?

Qual a opinião dos alunos sobre o tema?

À medida que o debate for ocorrendo, o professor, sempre que sentir necessidade, pode modificar ou inserir novas questões, a fim de dinamizar a discussão. A ideia é que cada grupo manifeste suas opiniões e revele os resultados alcançados na pesquisa.

______________________________________

*Créditos da imagem: Artur Oliveira Silva


Por Rodolfo Alves Pena
Graduado em Geografia

Linha de ônibus em São Luís do Maranhão*
Linha de ônibus em São Luís do Maranhão*
As ciclovias são apontadas como uma das soluções para a melhoria da mobilidade urbana
Estratégias de ensino-aprendizagem Mobilidade urbana e o direito à cidade
O trânsito, as praças e muitos outros elementos estão relacionados com o Estado
Estratégias de ensino-aprendizagem Visualizando o papel do Estado no espaço geográfico
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola