Topo
pesquisar

Demonstração sobre as correntes de convecção

Estratégias de ensino-aprendizagem

PUBLICIDADE

As correntes de convecção têm um papel fundamental e muito importante na vida de todo ser humano. A formação dos ventos, a refrigeração dos alimentos dentro da geladeira, nos antigos aquecedores de água das residências, etc. em todos esses exemplos há formação de correntes de convecção, mas como provar isso?

Em primeiro lugar é necessário saber como é que elas se formam. As correntes de convecção se formam em razão da diferença de densidade do ar. Quando o ar é aquecido ele se expande e torna-se menos denso que o ar frio; dessa forma, o ar frio desce e o quente sobe formando as correntes de convecção.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Para demonstrar que essas correntes realmente ocorrem podemos fazer o seguinte procedimento experimental: tendo uma folha de cartolina em mãos desenhe uma espiral. Recorte essa espiral, suspenda-a com uma linha fina e sobre ela coloque uma vela acessa. Logo se percebe um movimento de rotação da espiral, por que ele acontece? Partindo dessa pergunta o professor pode apresentar aos seus alunos a definição de correntes de convecção e como ocorrem.

Por Marco Aurélio da Silva
Equipe Brasil Escola

Física - Estratégias de Ensino - Educador - Brasil Escola

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola