Whatsapp

Dia 5 de junho – Dia Internacional da Ecologia e do Meio Ambiente

Estratégias de ensino-aprendizagem

PUBLICIDADE


Cuidando do Planeta Terra

Falar sobre meio ambiente tem se tornado cotidiano em diferentes locais de nossa convivência, na escola, no trabalho, nos cursos e dentro de casa. A publicidade agora mostra as faces da não preservação ambiental gerada ao longo de anos de destruição, falta de cuidado e egoísmo. O que ocorre é que, na maioria das vezes, esse diálogo permanece na fala, sem uma prática efetiva.

Assim, os professores de uma maneira multidisciplinar devem incentivar os alunos e, principalmente, os pais, tios e avós dos estudantes, que já possuem hábitos - há muito formados – a colocar em prática àqueles que são indispensáveis em razão da realidade atual do planeta.

Para que o dia seja comemorado de uma maneira diferente, sugiro que o professor entenda o que é o dia Internacional da Ecologia e do Meio Ambiente na página:
https://brasilescola.uol.com.br/datacomemorativas/dia-mundial-do-meio-ambiente-ecologia.htm e a partir desse entendimento busque com os outros professores e coordenação pedagógica o que cada um pode fazer em sua disciplina para incentivar o consumo consciente, a preservação da água, do solo, das plantas e animais.

Trabalhando esses assuntos em sala de aula, o aluno desperta seu interesse, fazendo com que ele ensine e corrija as falhas das pessoas com as quais convive. Além disso, é interessante que a equipe de professores faça uma semana ambiental para discussão dos problemas globais, mas principalmente dos problemas locais relacionados ao tema. Nesse período deve haver debates e ideias para melhorias que podem ser realizadas em casa, na escola e, depois, na comunidade, com possíveis reivindicações aos governantes.

Algumas visitas a casas de alunos e outros moradores devem ocorrer para sugerir maneiras de estabelecer uma harmonia ecológica, ensinando como fazer a separação de lixo corretamente e a compostagem, pesquisando o local mais próximo das casas para envio de materiais recicláveis e pilhas, ou a entender a rotina dos catadores de lixo do setor, pessoas tão importantes no contexto social e ecológico. Pode-se combinar com a vizinhança um dia e horário melhor para todos, para que estes catadores recolham materiais descartados pela maioria, mas que também são fontes de renda para muitas pessoas.

Com estas atitudes, não só comemora-se a data, mas se proporciona formas de rever os hábitos e atitudes para a melhoria do meio ambiente.

Por Giorgia Lay-Ang
Graduada em Biologia
Equipe Brasil Escola

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Biologia - Estratégias de Ensino - Educador - Brasil Escola

Artigos Relacionados
Clique aqui e aprenda a confeccionar um boneco ecológico, que ajudará a desenvolver a consciência ecológica dos alunos.