Topo
pesquisar

Dilatação Linear

Estratégias de ensino-aprendizagem

PUBLICIDADE

Você já observou os trilhos de uma estrada de ferro? Entre dois pedaços consecutivos de trilho há um espaço. Você já observou por que os fios de energia formam uma “barriga” de um poste ao outro? Essa barriga não foi deixada por motivo aleatório. Essa distância deixada entre os trilhos de ferro e a “barriga” deixada nos fios são consequências da dilatação dos sólidos. A dilatação linear de um corpo ocorre em uma dimensão, como ocorre em um fio submetido a aquecimento.

A maioria dos materiais se dilata quando aquecida e se contrai quando resfriada. O experimento de baixo custo tem como objetivo mostrar a ocorrência de dilatação dos materiais.

Material utilizado:

- 1 base de madeira 40 cm x 40 cm.
- 2 barras de madeira de 30 cm de comprimento.
- 1 cubo pequeno de madeira (para servir como peso).
- arame
- prego
- vela

Montagem do experimento

Fixe as duas barras de madeira nas extremidades da base de madeira (como na figura), em seguida amarre um pedaço de arame nas extremidades das barras de forma que fiquem ligadas pelo fio.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No cubo, crave o prego e amarre o arame ao prego. Em seguida, amarre o cubo bem no meio das barras de madeira (como na figura). Com uma régua, ou trena, meça a altura do peso em relação à base de madeira.

Utilizando a vela, aqueça o fio (como mostra a figura) por um determinado tempo até que possa perceber a ocorrência da dilatação medindo a nova altura do peso.

Com essa demonstração, os alunos poderão perceber que realmente há dilatação nos materiais quando aquecidos por uma fonte de calor.

É bom lembrar que fica a critério do professor escolher o material (fio) a ser utilizado.

Antes do aquecimento.

Aquecendo o fio

Depois do aquecimento do fio.

Por Domiciano Marques
Graduado em Física
Equipe Brasil Escola

Física - Estratégias de Ensino - Educador - Brasil Escola

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola