Topo
pesquisar

DNA de jujubas

Estratégias de ensino-aprendizagem

O DNA é um ácido nucleico formado por vários nucleotídeos unidos por ligações de hidrogênio
PUBLICIDADE

Sabemos que o DNA é um ácido nucleico que contém as informações a respeito de todas as nossas características. O DNA é constituído por duas cadeias de nucleotídeos ligadas entre si através de ligações de hidrogênio. Essa estrutura se mantém em uma forma de hélice, como uma escada disposta em espiral.

Cada nucleotídeo é formado por fosfato, um açúcar chamado de desoxirribose e uma base nitrogenada. As bases nitrogenadas do DNA são: adenina, guanina, citosina e timina. Cada base só se liga a uma determinada base específica: adenina liga-se à timina e citosina, à guanina.

Nesta proposta de aula, você montará um modelo utilizando jujubas para melhor ilustrar a estrutura do DNA. Para montar o seu modelo de DNA de jujubas você precisará de:

- Jujubas: representarão as bases nitrogenadas.

- Palitos de dente: representarão as ligações de hidrogênio

- Arame fino e maleável: representará açúcar e fosfato.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A montagem é bem simples. Inicialmente corte o arame em dois pedaços iguais. O ideal é que tenha até 30 centímetros de comprimento cada um. Pegue as jujubas e coloque uma em cada ponta do palito de dente. Você deverá padronizar as cores para cada base nitrogenada. Por exemplo: amarela para a adenina e verde para a timina. Desse modo, a jujuba verde só pode fazer par com a amarela.

Depois de formar os pares de jujubas, passe o arame pelo interior delas, ligando os pares uns aos outros. Após passar por todos os pares você terá um modelo semelhante a uma escada. Mas lembre-se que o DNA possui forma helicoidal! Dessa forma, você precisará torcer o arame.

Está pronto seu modelo de DNA com jujuba!

Boa aula!


Por Vanessa dos Santos
Graduada em Biologia

Assista às nossas videoaulas
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola