Topo
pesquisar

Educação a Distância: a revolução dos meios de ensino

Estratégias de ensino-aprendizagem

PUBLICIDADE

A educação a distância, também denominada de teleducação, é a modalidade de ensino que permite que tanto o aluno quanto o professor não estejam fisicamente presentes em um ambiente escolar, por exemplo. Esse tipo de educação é mediado por tecnologias como, por exemplo, a televisão, o vídeo cassete e mais recentemente o uso de computadores como ferramenta para o ensino a distância. A educação a distância não é recente, ela se originou em meados do século XIX e foi se disseminando por todo planeta. No Brasil, esse processo de ensino-aprendizagem foi lançado em meados dos anos de 1960, com a popularização do rádio de pilha. A que se deve o surgimento desse tipo de educação? Esse tipo de educação surgiu pelo fato da educação básica não ter atingido toda a população.

De acordo com a LDB/96, baseada na Constituição Federal de 1988, a educação básica que é composta pela educação infantil, educação fundamental e ensino médio, deve atender a toda população e esse é um dever do Estado. Contudo, não é o que acontece. O que percebemos é que ainda hoje muitas pessoas não têm acesso à educação de boa qualidade e gratuita. Nesse sentido, a educação a distância surge como meio para expandir as oportunidades de estudo e ainda fazer com que as pessoas (alunos) se familiarizem com a tecnologia e estejam profissionalmente atualizados.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Hoje essa metodologia de educação está em grande evolução, juntamente com a evolução da tecnologia. Ela utiliza televisores, vídeo conferência, computadores, entre outros meios que permitem o processo de ensino-aprendizagem tanto na cidade quanto na zona rural.

Por Marco Aurélio da Silva
Equipe Brasil Escola

Física - Estratégias de Ensino - Educador - Brasil Escola

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola