Whatsapp

Eleições e Cidadania

Estratégias de ensino-aprendizagem

PUBLICIDADE

Com o uso da internet importantes questões políticas podem ser refletidas em ambiente escolar.


O exercício da cidadania é um tema bastante discutido nos meios de comunicação, principalmente quando estamos próximos da época das eleições. Entre tantos debates ligados a esse tema, muito se discute sobre a responsabilidade que os cidadãos têm em relação aos representantes políticos eleitos. Em diversas ocasiões, ouvimos dizer que o brasileiro “não tem memória” porque se esquece quais foram os seus representantes escolhidos para ocupar os cargos dos poderes Executivo e Legislativo.

Em sala de aula, o professor pode abordar esse assunto apresentando algum tipo de reportagem onde essa questão seja abordada. Após realizar esse tipo de discussão, o docente pode oferecer uma interessante atividade em que essa “falta de consciência política” seja combatida. Para isso, deverá propor uma pesquisa inicial onde os alunos descubram quais foram os candidatos escolhidos por seus pais e parentes nas últimas eleições.

Depois disso, o professor pode propor a criação de um blog para que os alunos tenham a tarefa de acompanhar a atuação dos candidatos durante o exercício de seus mandatos. Nesse aspecto, seria importante fazer com que os alunos pesquisassem anteriormente quais foram as principais promessas de campanha e as idéias defendidas pelo partido político ao qual o político faz parte. Com isso, os alunos podem comparar as promessas dos políticos com sua atuação.

A partir disso, os alunos poderão utilizar de uma interessante ferramenta de comunicação e, ao mesmo tempo, realizar uma leitura crítica sobre o mundo que o cerca. Claro que seria uma pretensão exagerada pensar que os alunos se transformariam em cidadãos mais preocupados com questões políticas. Entretanto, a atividade seria uma forma de exercitar a utilização de novas tecnologias, o hábito de leitura e a interpretação de texto junto à classe.


Por Rainer Sousa
Graduado em História
Equipe Brasil Escola


História - Estratégias de Ensino - Educador - Brasil Escola

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Artigos Relacionados
Que tal relacionar o processo eleitoral com a Matemática? Veja uma sugestão para abordar Probabilidade e Estatística em uma eleição em sala de aula!