PUBLICIDADE
Como ensinar as “colors” para crianças que não têm contato com a segunda língua?
Separe fitas de papel crepom nas cores principais: yellow, blue, red, green.
Conte a história de uma centopeia, chamada Quitéria (sugestão), que tinha uma roupa feita de papel colorido. De acordo com as cores que for falando, vá mostrando a fita de papel crepom que corresponde à “color” citada.
Diga que em um dia de chuva, a roupa de Quitéria desbotou e agora ela precisa de todos para ajudá-la a fazer uma nova. Diga a eles que a centopeia gosta muito de uma música que costumava cantar quando estava com sua linda roupa. Mas agora, está triste, pois não pode mais cantar a melodia, pois não tem mais traje colorido. Então, convide as crianças a aprender a música para que possam cantar enquanto estiverem fazendo a atividade.
A música em questão é “Colors” ao ritmo de “Terezinha de Jesus”.
Pr’o amarelo, eu digo yellow
Pr’o azul, eu digo blue,
Pr’o vermelho, eu digo red,
E pr’o verde, eu digo green!!!
Observação: quando disser “green”, pode dizer mais alto e pronunciar o “ee” de “green” por mais tempo. (greeeeeeeen)!!!
A atividade: O professor fornece uma folha com o desenho em preto e branco da centopeia (como na imagem acima). Os alunos deverão fazer “bolinhas” de papel crepom e cobrir cada parte do corpo da centopeia com as cores da música. Para facilitar, diga para eles seguirem a música, pois se cantarem, vão se lembrar de todas as cores!
Em outra ocasião, brinque de roda com os meninos, cantarolando a melodia aprendida. Na hora do “green” todos sentam no chão!
O educador pode ainda pedir para que os alunos apontem objetos na sala de aula com a cor que ele pronunciar. Os meninos irão gastar energia enquanto fixam o conteúdo!
Por Sabrina Vilarinho
Graduada em Letras - Português e Inglês
Equipe Brasil Escola