PUBLICIDADE
Esta atividade experimental é considerada de baixo custo e pode ser realizada na sala de aula ou no laboratório de física. Ela visa fazer a verificação da equação de conjugação e do aumento linear das lentes esféricas delgadas. Para a realização desta atividade você vai precisar de uma TV, uma sala escura e uma lupa.
Inicialmente, utilizando a lupa, projete a imagem da televisão na parede oposta ou em um anteparo de papel (cartão branco na vertical). Faça essa projeção preferencialmente em uma sala escura.
Em um segundo momento, meça a altura da tela da televisão (y), a distância da tela à lente (p), a altura da imagem projetada (y’) e a distância da lente à imagem projetada (p’).
Determinando o foco
Com uma lupa, um pedaço de papel e uma régua, vá até um local iluminado pela luz do Sol. Focalize a imagem do Sol no papel, de preferência com o Sol alto. Tomando cuidado para não queimar o papel, veja a formação da imagem do Sol. Meça então a distância focal (f), que é a distância da lente ao papel quando a imagem do Sol for bem nítida ou mais intensa.
Como você sabe o valor da distância focal f, utilize os dados obtidos para verificar as expressões:
Verifique ainda se há inversão da imagem e se essa inversão se dá apenas no sentido horizontal ou também no sentido vertical. Discuta com os seus colegas e com o professor os resultados e as observações feitas.
Por Domiciano Marques
Graduado em Física