PUBLICIDADE
Ao estudar o tema gravitação universal, o aluno pode achar o conteúdo um pouco complexo, pelo fato de relacionar massas e distâncias muito grandes. Para que ele entenda melhor o assunto, proporemos aqui uma atividade que consiste em construir o sistema solar em escala. Essa é uma atividade considerada de baixo custo e que pode ser elaborada por toda a classe como um todo.
A fim de mostrar para os alunos como a distância entre o Sol e os planetas é imensamente maior do que a dimensão deles próprios, construa, juntamente com a turma, um sistema solar em escala.
Construção da tabela
Você pode construir uma tabela segundo o modelo proposto abaixo. É possível perceber que na primeira coluna estão relacionados os planetas do Sistema Solar em sua ordem de proximidade com o Sol; e na segunda coluna estão relacionados os objetos escolhidos para representar o Sol e os outros planetas. Façam uma tabela seguindo o mesmo modelo e preencham a terceira coluna, determinando a distância, em metros, em escala, dos objetos que representam os planetas até à bola de basquete, que está representando o Sol.
Obtendo as medidas
Para obter as medidas em metro, em escala, a serem colocadas nesse modelo e correspondentes à distância média desses planetas ao Sol, basta aplicar uma regra de três simples. Dessa forma, sabendo que o diâmetro de uma bola de basquete é de 0,24 m e que ela representa o raio do Sol, que, com dois algarismos significativos, mede 1,4 x 109 m, podemos escrever:
Dimensão real (m) -Medida representada em escala (m)
1,4 .109 (diâmetro do Sol)-0,24 (diâmetro da bola de basquete)
D (distância do planeta ao Sol) –x
Então basta colocar o valor de D correspondente a cada planeta dado na tabela acima e obter o correspondente valor de x da escala, com dois algarismos significativos.
Por Domiciano Marques
Graduado em Física