É comum ficarmos presos ao quadro e giz quando estamos em uma instituição com poucos recursos. Entretanto, quando o conteúdo é seres vivos, podemos mudar esse quadro. A metodologia aqui proposta busca um método barato para o ensino do conteúdo sobre peixes.
Primeiramente, é importante que todo o conteúdo teórico já esteja fixado pelos alunos, assim eles poderão interagir mais na aula prática. A aula será baseada no estudo prático da anatomia dos peixes. Inicialmente os alunos poderão falar que conhecem bem a anatomia desses animais, entretanto a maioria nunca viu um peixe com todos os órgãos internos intactos.
Para a aula, você vai precisar de um peixe, luvas e bisturi. É importante lembrar que, ao comprar o peixe, você deve deixar claro que não quer que ele seja limpo. Pode ser difícil encontrá-lo inteiro em supermercados, o ideal é ir a uma peixaria. Refrigere o peixe, mas não deixe congelar, pois irá dificultar a aula.
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Mostre aos alunos, inicialmente, a parte externa. Faça com que eles sintam as escamas e o muco no corpo. Observe também a linha lateral, a posição das nadadeiras, a abertura do ânus, a boca, os olhos e as narinas. É importante que você retire o opérculo para a visualização das brânquias, caso esteja observando um peixe ósseo.
Após a verificação de toda a parte externa, faça uma abertura na região ventral do peixe com a ajuda de um bisturi. Tente mostrar a maior quantidade de órgãos que conseguir. É importante verificar a presença da bexiga natatória.
Se possível, tente levar um peixe ósseo e um cartilaginoso, assim você poderá focar na diferença entre eles.
Esta é uma metodologia barata e fácil de realizar e, com certeza, seus alunos irão adorar.
Boa aula!
Por Vanessa dos Santos
Graduada em Biologia